domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa!













Ontem no Bosque do Papa aconteceu a “Swieconka” (Páscoa Polonesa), realizada em parceria com a Missão Católica Polonesa no Brasil. Cheguei ao local depois das 14h e antes do início das danças, ainda tivemos tempo para um algodão doce, visitar as casas do local, comprar pierogi e uma broa.
As apresentações começaram com o grupo folclórico da União Juventus, cujas fotos publico hoje. Durante todo o dia, os quiosques ofereceram artigos pascoalinos típicos da colônia polonesa. Entre os produtos, cestas para a bênção dos alimentos (que aconteceu por volta das 17h), carneiro feito de manteiga, artesanato, baranki, babki, tortas de papoula, pierogi, kukas e carnes defumadas, além das pisanki, a arte milenar da pintura em ovos com mensagens de paz e prosperidade. Foi uma festa muito bonita que vale a pena conhecer.
Desejo à todos vocês uma feliz páscoa.

sábado, 30 de março de 2013

No RIC Notícias






Ontem foi convidado pela RIC TV para participar de um video em razão dos 320 anos de Curitiba. Na hora marcada, fui ao MON onde encontrei a Aline e o Eric. Falei um pouco do blog, de Curitiba e dos curitibanos. Interessante ver como trabalham e o resultado na TV. Enquanto a Aline esforçava-se para gravar uma introdução à minha entrevista, vários imprevistos fez com que a mesma cena fosse gravada diversas vezes, para diversão dos que observavam ou passavam por nós.
Ambos (Aline e Eric) foram bastante simpáticos e pacientes com a minha falta de jeito diante de uma câmera! Agradeço a ambos e espero que continuem a acompanhar o blog!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Curitiba 320 anos!


Parabéns Curitiba! A Vila da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais completa hoje 320 anos! Quando eu a conheci, você era uma jovem de pouco mais de 280 anos, quando não existiam ainda tantos parques (mas o Barigui já reinava), não existiam tantas opções para se comer fora (mas Santa Felicidade já lotava aos domingos), as ruas ficavam totalmente desertas nos feriados e finais de semana (isso pouco se vê hoje) e o carnaval ... não, o carnaval continua o mesmo!
Mudou Curitiba ou mudei eu? Perguntou-se uma vez Eloi Zanetti. Acho que mudamos todos e como em todas as mudanças, em alguns aspectos para melhor e em outros, nem tanto! Mas ainda temos o nosso Passeio Público (para ser retomado), a Rua das Flores para ser caminhada e os nossos parques para serem apreciados!
Parabéns para todos nós, que temos o privilégio de morar numa cidade como essa nossa Curitiba!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Juntos, porém separados

Coisas de cidade grande! Num mesmo banco de praça (nesse caso a Osório), dois estranhos podem dividir praticamente o mesmo espaço, bastando para isso deixar uma cerimoniosa lacuna entre eles.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Unidades de interesse de preservação - Alameda Cabral




Essas edificações de estilo eclético, todas na Alameda Cabral, são (de certa forma) protegidas pela prefeitura de Curitiba por serem declaradas como unidades de interesse de preservação. De uma delas, a foto mostra que pouco restou alem da fachada frontal.

terça-feira, 26 de março de 2013

Uma fumante solitária

Dias difíceis vivem os fumantes! Houve um tempo em que fumar era tão normal e até elegante que as crianças perguntavam aos pais em que idade eles poderiam começar a fumar e enquanto esperavam, ganhavam cigarrinhos de chocolate e canetinhas hidrográficas que imitavam cigarros. Nos filmes e novelas, todos fumavam!
Temos que reconhecer que as leis e campanhas de conscientização mudaram esse panorama. Os fumantes e as propagandas de cigarros sumiram das televisões e as crianças hoje cobram de seus pais fumantes quando eles vão parar de fumar!
A foto foi feita na Rua Barão de Antonina, quase na esquina com a Av. Cândido de Abreu.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ave Rogério!




O painel "Rio Iguaçú" foi encomendado pelo então prefeito Rafael Greca para homenagear o descobridor das “Cataratas do Iguaçu”, Dom Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, e o Rio Iguaçu, cuja história, é um registro de luta pela integração do Estado do Paraná. O Painel de 50 metros, retrata o Rio desde a sua nascente, até a sua foz, com sua fauna e flora, sua história, suas lendas e personagens. Foi entregue em 1996 e localiza-se no Centro Cívico, próximo ao Palácio Iguaçú.
Para saber mais sobre o Rogério Dias, siga lendo.

domingo, 24 de março de 2013

Enquanto isso em Curitiba...

O calor está dizendo adeus aos curitibanos. Dias frios começam a se tornar cada vez mais comuns e logicamente, uma chuva no final do dia completa o quadro que torna a nossa cidade familiar a todos que aqui moram.

sábado, 23 de março de 2013

O Iluminado



 “All Work and no Play makes Jack a dull boy! All Work and no Play makes Jack a dull boy! All Work and no Play makes Jack a dull boy”!
Eu em princípio não estava encontrando o motivo da frase do filme “O Iluminado” de Kubrick na fachada lateral desse prédio na rua XV perto da esquina com a Conselheiro Laurindo, mas o Rafael Curita, leitos do blog, me passou um link onde achei as informações que precisava.
Essa ação de street art faz parte do Projeto Motion Layers que pretende realizar quatro murais gigantes em fachadas de edifícios de Curitiba de março a maio desse ano.  Celestino, Artstenciva e Cinico são os artistas de Curitiba que irão executar esse projeto, tendo o cinema como forte de inspiração.
Além dos murais, o projeto prevê também uma exposição de telas e um curta metragem sobre o trabalho deles.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Grafites de Piraquara




Proximo ao restaurante Obra Prima em Piraquara encontrei essas construções antigas meio abandonadas cobertas com esses grafites.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Casas de madeira de Curitiba 86

Essa bela casa de madeira fica na rua Dr. Goulin, próximo a rua Fernandes de Barros, no bairro Hugo Lange.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sociedade Morgenau



No dia 05/02/1918 um grupo de italianos fundou a União Recreativa Beneficente Villa Morgenau (nome pelo qual o atual Bairro Cristo Rei era conhecido), mais tarde rebatizada como Sociedade Morgenau, até hoje sua sede social localiza-se na Av. Souza Naves.
Em 1919, nas noites em que não havia baile, o seu salão principal era preparado para transformar-se numa sala e projeção de filmes, podendo ser considerado um dos primeiros cinemas de Curitiba. O equipamento foi vendido posteriormente, o cinema mudou para o Capanema e depois para o centro da cidade, mas o nome Cine Morgenau permaneceu.
Referência histórica, política e cultural no Cristo Rei, a Sociedade Morgenau completou 95 anos de fundação no último 05 de fevereiro de 2013. 

terça-feira, 19 de março de 2013

O andarilho e o ligeirinho

Sem pressa, o andarilho com sua imensa mochila caminha, enquanto o ligeirinho corre.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Edifício Gemini



O Edifício Gemini, projeto de Elgson Ribeiro Gomes, é um condomínio de 80 apartamentos em dois blocos iguais e separados, com entrada pelas ruas Vicente Machado e Comendador Araújo, sendo o térreo e o primeiro pavimento destinados a instalações bancárias. Realizado com pilares e vigas de transição, recebeu em sua face externa um tratamento com elementos vazados especialmente modelados para o edifício. Todos os aposentos são constituídos por persianas de enrolar de plástico.

domingo, 17 de março de 2013

Falso enxaimel




A nossa caminhada pelas Mercês nos fez passar por uma grande quantidade de casas e as que apresento nas duas primeiras fotos (de inspiração alemã) são dignas de registro. Além de lindas, um detalhe comum a ambas chamou a minha atenção. A parte superior das casas mostra uma trama em concreto, que lembra uma técnica construtiva originária da Alemanha chamada Enxaimel. Na terceira foto apresento uma verdadeira casa feita com essa técnica, que fotografei na Pousada Mundo Antigo na cidade de Pomerode em Santa Catarina. Uma informação interessante, Pomerode reúne a maior coleção de casas em enxaimel fora da Alemanha.
Se quiser saber o que é o enxaimel, siga lendo.

sábado, 16 de março de 2013

No ponto

Os novos pontos de ônibus de Curitiba contêm um mapa criado pelo IPPUC que mostra uma área da cidade no entorno de cada ponto (creio que 2 x2 km de área). Além do mapa, uma estrutura para que as pessoas possam recostar-se e como fechamento, vidros e normalmente, um display para propagandas. A garota nesse ponto no Alto da XV, mais especificamente na Rua José de Alencar quase esquina com a Souza Naves, lia um dicionário de conversação em Inglês.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Rua Professor Fernando Moreira


A foto de hoje mostra o canal da rua Professor Fernando Moreira, mais conhecida como a Rua dos Chorões e pelo Rio Bigorrilho (informação gentilmente fornecida pelo Marcelo, um caro leitor desse blog), que ainda corre pelo seu canal.
Não foi nada fácil achar alguma informação sobre quem teria sido o Professor Fernando Moreira. As informações do texto a seguir foram extraídas de uma entrevista ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia dada por Carlos Augusto Moreira, neto de Fernando Augusto Moreira, que imagino seja a pessoa que empresta à rua dos Chorões o seu nome.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Salada arquitetônica





Na caminhada entre Mercês e o Centro da cidade a arquitetura é o que mais chama a atenção. Esse conjunto reúne prédios super modernos e duas casas na Padre Agostinho que são muito interessantes. Uma parece um cubo de tijolos a vista, rodeado de dezenas de objetos curiosos. A outra, imagino que seja a única casa circular da cidade, demonstrando o espírito ousado de quem a projetou e de quem a requisitou.