quinta-feira, 31 de julho de 2014

Casinhas de madeira do Bom Retiro







Hoje mais um grupo de casinhas de madeira que fotografei no bairro do Bom Retiro, quando fui fotografar a belíssima paineira que é tombada pelo estado. Caso não conheça essa paineira, confira aqui.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Na Praça Tiradentes



Publico hoje algumas fotos que sobraram do dia que acompanhei o pessoal do Croquis Urbanos, quando desenharam o Edifício Eduardo VII (cujo topo aparece na foto do meio). A terceira foto é de um prédio bem interessante que fica em frente ao Banco do Brasil. Não sei o estilho arquitetônico, mas é bem bacana!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Solitários no MON


Dois solitários fotografados por mim no MON. Um desenhando sob a grande lage e outra, tranquilamente lendo um livro diante do Parcão.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sede da Emater







Uma leitora do blog recomendou que eu fotografasse o prédio da Emater que fica na rua da Bandeira, 500 no Cabral. O prédio, inaugurado pelo então governador do Paraná Jayme Canet Jr em 12/03/1979, é de fato muito impressionante.
Pedi autorização para fotografar internamente, ao que fui atendido com muita gentileza e de bônus, fui apresentado a um pequeno museu que conta a história da Emater por um funcionário (Sr. Oswaldo) que tem perto de 40 anos dedicados à Emater. Ele mostrou-me os vários projetos desenvolvidos pelo órgão ao longo de sua história (sempre acompanhado de um suspiro de saudade) e também, o primeiro veículo que compraram (um Jeep).
Coincidentemente nesse mesmo dia passei pelo MON e lá sob a grande lage, há uma exposição sobre arquitetura e um dos boxes apresenta exatamente esse prédio. Essa parte da exposição, que no todo chama-se "Tupi or not tupi", tem curadoria do Prof. Salvador Gnoato e especificamente sobre o prédio, cujos arquitetos foram Forte Netto, Orlando Busarello, Dilva Slomp e Adolfo Sakaguti, extraí o seguinte texto: Para essa sede de organismo estatal, os arquitetos adotaram uma solução formal criativa para os espaços comuns de circulação. Este conceito resultou em um edifício com uma de suas faces inteiramente inclinada. Conforme orçamento demonstrado pelos arquitetos, a mesma construção com desenho convencional teria um custo mais elevado. A presença extensiva de concreto aparente e a forma inusitada são características brutalistas. O uso de arcos em diversos sentidos interpreta características da arquitetura do século XIX.

Pouco depois da publicação desse post, tive a honra de receber no FB algumas importantes informações a respeito desse prédio diretamente de Dilva Slomp Busarello, uma das arquitetas que o projetou, as quais acrescento aqui. Nesse contato, ela informou que o conceito da fachada inclinada foi concebido para receber o sol no inverno quando o ele fica a 49 graus, possibilitando a entrada dos raios solares, aquecendo o interior do edifício. No verão as floreiras que fazem o papel de "brise", com o sol a 89 graus beneficiam o microclima interno, resultando num ambiente confortável.

domingo, 27 de julho de 2014

Sorria, você está sendo fotografado (pelo Google)!


Taí uma coisa que eu sabia que existia e nunca tinha visto, o carro do Google que faz as fotos para o Street View. Persegui o carro por um tempo, até ele parar no semáforo da Brigadeiro Franco com a Martin Afonso, onde pude então fazer as fotos. Meu interesse, logicamente, era a bola azul com (creio eu) as 10 câmeras que fotografam simultâneamente o roteiro do carro e uma vez processadas as imagens, nos proporciona a fantástica oportunidade de conhecer lugares sem nunca ter estado neles.
Na segunda foto, um malabarista de semáforo empenhava-se para ter a sua performance registrada para todo o planeta ver!

sábado, 26 de julho de 2014

Confraria da Cola




Nas paredes externas do Bar Casa Verde, que fica na esquina da rua General Carneiro com a Amintas de Barros, há uma série de belas intervenções artísticas e no alto delas, um cartaz com os dizeres "Confraria da Cola". Procurei na internet e lá encontrei a página do FB do grupo e uma descrição que diz o seguinte: O coletivo Confraria da Cola foi criado em 2013 por artistas, em formação acadêmica, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Vem atuando na cidade de Curitiba, tanto como em Território Nacional, produzindo e criando instalações, site specific, exposições, intervenções urbanas etc, utilizando de diversas plataformas em suas obras.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Casinhas de madeira do Boa Vista





No Boa Vista as casas de madeira ainda existem às dezenas e resistem ao tempo. Essas encontrei muito bem conservadas e como o bairro, por questões de zoneamento creio eu, não tem prédios altos fora das vias rápidas, essas casinhas devem continuar habitadas por um bom tempo ainda.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hospital Nossa Senhora da Luz




Estive na sede administrativa do plano de saúde da minha mãe, um prédio histórico administrado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde o ano 2000, e não há como deixar de ficar impressionado com o tamanho da área e beleza dos prédios. No local funciona também o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, instituição criada em 25/03/1903 que originalmente funcionava no antigo presídio do Ahú, mudando para a sede atual no bairro Rebouças em 1907. Há na internet vídeos de 2007 que contam com mais detalhes a história dessa instituição.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O Parque Gomm




Na tarde do dia 14/07, fui ao Parque Gomm depois de um longo tempo desde o 2º Piquenique dos Sabiás do Bosque Gomm e da 2ª Festa das Sombrinhas de Curitiba (que aconteceu há pouco mais de um ano), para ver como evoluiu a luta que o grupo "Salvemos o Bosque da Casa Gomm" travou ao longo desse tempo todo.
Dois dias depois dessa minha visita, a Prefeitura de Curitiba anunciou oficialmente a criação do Parque Gomm. Sem dúvida uma grande vitória da cidadania e desses bravos que lutaram para manter essa pequena área para a comunidade. 
Parabéns pessoal! O Bosque, a Casa e a comunidade merecem essa vitória! 
Para acompanhar toda a caminhada veja a página do "Salvemos o Bosque da Casa Gomm" e para ver a notícia da prefeitura, siga o link.