segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Expondo no Edifício Anita












O Edifício Anita é um dos mais especiais de Curitiba. Tem dois andares e como principal característica, no alto desses dois andares, uma casa foi construída. Hoje em dia, tornando o prédio ainda mais especial, sua fachada está praticamente tomada por trepadeiras, sendo o edifício mais naturalmente verde de Curitiba.
No prédio o pessoal do Estúdio Coletivo já ocupava o primeiro andar. Para a inauguração do segundo andar, onde vários escritórios de designers foram abertos, fui convidado em parceria com o pessoal do Prédios de Curitiba para expor várias fotos minhas dos prédios modernistas de Curitiba.
Além da minha exposição (que está lindamente montada), há uma parede que conta um pouco a história do Ed. Anita. Fiz algumas fotos que contam que Frederico construiu o prédio e à ele deu o nome de sua esposa, Anita. Nas fotos podemos ver o casal e numa delas, a frutaria do Seu Nagib, que depois de 57 anos fechou recentemente suas portas. Uma perda para todos que conheciam o Seu Nagib.
Enfim, para quem não teve a oportunidade de ver essas minhas fotos na exposição que fiz na Carmesim, tem agora uma nova oportunidade de ver parte delas no Edifício Anita. Não se trata de uma casa de exposições, mas toque a campainha e será recebido para ver a exposição e conhecer esse prédio tão especial.

domingo, 29 de novembro de 2015

USK, Rua São Francisco e o Restaurante Mikado






O super popular Restaurante Mikado na rua São Francisco vai fechar. No dia 23 de dezembro seu proprietários encerrarão 24 anos de história por opção, já que pretendem aposentar-se e sua filha não pretende continuar a tocar o negócio.
Antes que fechasse, o pessoal do Urban Sketchers de Curitiba marcou um almoço no local, seguido de uma seção de desenhos da rua que abrigou o Mikado desde 1991.

sábado, 28 de novembro de 2015

Olhares pela Cidade

No próximo dia 02/11 na Carmesim (Dr. Faivre 621) será aberta a exposição "Olhares pela Cidade", homônima ao livro, cujo projeto para execução está no Catarse ao qual você pode apoiar e assim, receber um livro fantástico com 100 olhares de pessoas diferentes para 100 diferentes pontos da cidade. Um detalhe bem legal: as 100 pessoas não são fotógrafos.

Pessoalmente o livro é ainda mais especial, pois um dos olhares (sobre a Catedral de Curitiba) é de uma pessoa mais do que especial para mim.

A folha de contato acima não é a página do livro, mas uma pequena coletânea das fotos feitas da Catedral.

Apoiem o projeto e tenham o prazer de ter em mãos uma viagem por 100 pontos de Curitiba sob o ponto de vista de 100 pessoas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Circulando por Curitiba na RPC


video
Várias pessoas tem me perguntado: suas fotos estão aparecendo durante os intervalos da programação da RPC? Sim! Estão aparecendo, apesar de eu ainda não ter tido a oportunidade de ver.
A RPC solicitou 20 imagens minhas para serem inseridas nos intervalos da programação durante a bienal de Curitiba. Opa! Isso quer dizer que eu também estou na bienal! Bacana!!
No mosaico, as 20 imagens e no vídeo a compilação de como elas estão aparecendo na tv (a qualidade na conversão ficou meio ruim, então me desculpem).

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Casa de madeira em Santa Felicidade

Caminhando pela Rua Antônio Escorsin em Santa Felicidade, não muito distante da Toaldo Tulio, encontrei essa casa de madeira que tem por vizinha uma bela Araucária.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Arte em Santa




O bairro de Santa Felicidade recebeu no último final de semana os dois grupos que acompanho para desenhar dois pontos importantes do bairro: a Igreja de São José e Santa Felicidade e a Casa Antonio Escorsin.
A igreja está muito bem cuidada, mas mesmo assim passará em breve por um grande processo de restauro.
A Casa Antonio Escorsim  está também bem preservada, imagino que graças a farmácia da qual é vizinha. Pena estar sem uso, o que facilita as invasões e o vandalismo.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Natal do Palácio Avenida - Natal dos Natais o Show


















O show foi lindo como sempre e ver aquelas crianças nas janelas realmente nos faz esquecer um pouco dos problemas do dia a dia.

Em comemoração aos 25 anos do Natal do Palácio Avenida, a agência criou uma retrospectiva de todos os espetáculos já apresentados - roupas, músicas, adornos de outras edições ganharam uma nova leitura.

O Coral de Natal é uma iniciativa que faz parte do Programa HSBC Educação que beneficia anualmente mais de 400 crianças e adolescentes, de projetos sociais de Curitiba e região metropolitana. O Programa é composto por iniciativas que proporcionam atividades de complemento escolar, educação musical, formação para iniciação no mercado de trabalho e atendimento psicossocial e médico. O Programa também oferece atividades de capacitação aos profissionais que trabalham nas instituições, tendo como foco a educação emocional das crianças e da equipe técnica.

A história do Natal do HSBC também será contada por meio de uma exposição fotográfica que será montada nas vitrines do prédio. A curadoria é do fotógrafo Silvio Aurichio.

O tema de 2015 é O Natal dos Natais – 25 anos de histórias para cantar
De 27 de novembro a 13 de dezembro (sextas, sábados e domingos), sempre as 20h15 com duração de 45 minutos por apresentação.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Natal do Palácio Avenida - os bastidores

















Nesse ano tive o privilégio de poder ver um pouco do Natal do Palácio Avenida a partir de pontos de vista espetaculares: os bastidores do show e do primeiro andar de um prédio exatamente de frente para o Palácio. Vou dividir as fotos que fiz em duas partes, apresentando hoje a dos bastidores, de algumas crianças e de seus anjos.

O show como sempre, foi emocionante. Espero que curtam as fotos e mais ainda, que compareçam em um dos espetáculos que acontecerão a partir da próxima sexta-feira.

Desde a primeira apresentação, milhões de pessoas já se emocionaram com o espetáculo de Natal do HSBC, evento que faz parte do calendário turístico de Curitiba e atrai visitantes de todo o País. Nas janelas do prédio histórico da capital paranaense, cerca de 130 crianças cantarão e encenarão músicas e personagens natalinos.

Em 2015, além do coral, as janelas do Palácio Avenida terão pela primeira vez uma orquestra de cordas com as crianças tocando os instrumentos musicais, formando assim um cenário completo de vozes, sons, cores e luzes. Outra novidade é a exposição de fotos que irá contar a história dos 25 anos de espetáculo e será exibida nas vitrines do prédio. Neste ano, juntam-se às crianças dos projetos sociais, os alunos da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba.

Mais de 200 colaboradores do HSBC Brasil e familiares foram selecionados para atuar como voluntários e acompanhar as crianças e adolescentes durante os ensaios e apresentações. Conhecidos como “Anjos de Natal”, eles zelam pelo bem estar físico, psicológico e emocional dos participantes antes, durante e após os espetáculos. São eles que auxiliam a colocar o figurino, cinto de segurança e adereços utilizados no espetáculo. Esses voluntários passam por um processo de treinamento com especialistas em desenvolvimento infantil, com o objetivo de capacitá-los também quanto ao relacionamento e à convivência que terão com as crianças.