domingo, 31 de agosto de 2014

Grupo de Caminhadas Observacionais - Vista Alegre e Bom Retiro - Casas de Madeira







Ambos os bairros, Bom Retiro e Vista Alegre, são dominados por residências baixas e muitas delas, em madeira. Não sei se são seguros, mas parecem bairros bastante bons de se morar. Como podemos ver nas fotos de hoje, muitas das casas são super bem conservadas.

sábado, 30 de agosto de 2014

O Varanda sem varanda!


O Sr. Gabriel Zequinão (cujo apelido é Varanda) no local onde com muita frequência ele pode ser visto. No seu Bar e Mercearia Zequinão, na rua Fagundes Varela com a Manoel Correia de Freitas, no Jardim Social.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Os Ipês floridos






Oito horas da manhã! Céu praticamente limpo, sol na direção correta, ipês amarelos floridos! Tive que parar e fazer as fotos que estou postando hoje. O amarelo absurdo dessas flores fica lindo contrastando com o céu azul e o branco da universidade, como disse um amigo croquiseiro, que mais tarde em companhia de outros, registraram essas belas árvores que por muito pouco tempo ficam assim tão exuberantes. Aproveitem então a florada de 2014 dos ipês de Curitiba!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Carmesim Espaço de Arte e Design




O dia 11 de setembro de 2014 será um dia muito especial. Nesse dia Curitiba ganhará um espaço muito, muito especial em todos os sentidos. Trata-se da Carmesim Espaço de Arte e Design.
A Carmesim funcionará na Residência Belotti, uma jóia da Arquitetura Modernista de Curitiba, projeto de Ayrton Lolô Cornelsen, na rua Dr. Faivre, 621 a poucos metros da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.
Na Carmesim você encontrará um belo bistrô (refeições e lanches), um lindo espaço para exposições, uma loja que venderá todas as formas de arte à ótimos preços, escritórios de arquitetura e design, sala para reuniões e pequenas palestras, isso tudo integrado ao terreno, onde num grande gramado qualquer pessoa terá livre acesso para descansar, quem sabe fazer um piquenique, usufruir de um palco que ali estará disponível e beber cultura de forma leve, aberta e democrática.
Então anote na sua agenda (11/09/14) o dia no qual você terá apenas o primeiro contato com a Carmesim, um lugar inovador onde com certeza, você voltará muitas vezes!
Curta a página da Carmesim no facebook nesse link.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Grupo de Caminhadas Observacionais - Vista Alegre - Bosque Gutierrez





O Bosque Gutierrez foi inaugurado no bairro Vista Alegre em 12/09/1986, tendo como atrações, além do bosque naturalmente, uma fonte de água mineral que era muito utilizada pelos moradores da região, o Memorial Chico Mendes e as lendas do Pirata Zulmiro (como levar à sério um pirata com um nome desses) que teria escondido um tesouro na região.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Grupo de Caminhadas Observacionais - Vista Alegre - A Vila Zem








Um ponto especial da nossa caminhada observacional que aconteceu no último sábado foi uma longa sequência de casas de madeira, cada uma com um projeto diferente, mas que chamavam a atenção por terem todas a mesma cerca. Como o grupo chamou muito a atenção enquanto passavam, na última casa um senhor perguntou quem éramos. Falei do grupo e aproveitei para perguntar um pouco sobre as casas. Disse-me a pessoa com quem conversava que o conjunto de casas foi construída pelo seu avô (cujo sobrenome era Zem), que tinha uma madeireira na região de Castro e que sempre zelou pela manutenção das casas e pelas quais, ele hoje também zela.
São muitas e muito bonitas as casas. Sem dúvida vale uma visita.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Croquis Urbanos de Curitiba no Clube Concórdia



Ontem o encontro dominical do Croquis Urbanos de Curitiba aconteceu no Clube Concórdia, que hoje faz parte do Clube Curitibano. A sede foi gentilmente aberta ao grupo, que pode circular livremente pela linda sede na Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 815 - São Francisco.
Acompanho com frequência o Croquis Urbanos porque acredito que há um convergência no propósito desse blog com as intenções do grupo croquiseiro, ou seja, circular pela cidade e registrar carinhosamente o que ela tem para oferecer. Como disse a amiga Doralice Araújo: "Eu circulo, eles circulam e nós circulamos por Curitiba".

domingo, 24 de agosto de 2014

Grupo de Caminhadas Observacionais - Bom Retiro, Vista Alegre - Os caminhantes













Ontem nos bairros Bom Retiro e Vista Alegre, aconteceu a XVI Caminhada Observacional. Um grupo formado por mais de 50 pessoas circularam por esses belos bairros, chamando a atenção de muitas outras pessoas. O sol estava um pouco mais forte do que se poderia esperar para a caminhada de inverno, mas é sempre mais bonito aproveitar o que a cidade tem a oferecer num dia com o céu totalmente azul!
Nas fotos de hoje, mostro algumas fotos que fiz das pessoas.

sábado, 23 de agosto de 2014

Zoom in.



Num dia cedo, no momento em que a neblina que cobria Curitiba começava a dispersar-se, parei no ponto onde a rua Dr. Roberto Barroso encontra a Jacarezinho, porque de lá em direção ao Centro Cívico, a paisagem pedia um registro. A cena mostrava um muro em ruínas, que um dia parece ter cercado um barranco. Junto à ele, duas araucárias e além delas, a silhueta dos prédios na região do Centro Cívico filtrados pela névoa.