Um mosaico de lambrequins
O dicionário diz que lambrequins são "recortes de tecido, madeira ou metal para beira de telhados, cantoneiras, cortinas, etc.", cujo termo francês pode ter origem numa palavra holandesa "lamperkijm". Esse ornamento de beirais (e outras beiras) nasceu na Europa e no Brasil são encontrados de norte (como no Mercado Ver-o-peso no Pará) ao sul (como na cidade de Antônio Prado no RS).
Servindo como enfeite e pingadeira, em Curitiba foram associados à imigração polonesa, talvez pela sua forte presença na nossa cidade e pelo uso intenso dos lambrequins (até por imposição legal em 1914) nas suas casas de madeira. Não é incomum em Curitiba uma casa de madeira com lambrequins ser chamada de "casa de polaco".
Circulando pela cidade, em todos os bairros encontraremos casas de madeira e em muitas delas esses belos rendados. O mosaico mostra casas que existem e outras que já foram demolidas, com lambrequins bem cuidados, outros caindo ou já caídos. Os lambrequins fazem parte da nossa paisagem, que o tempo não os façam desaparecer totalmente.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.