Jaime Lerner

 















Hoje perdemos um grande nome da política e principalmente da arquitetura de Curitiba, do Paraná, do Brasil e também, do mundo. Jaime Lerner faleceu hoje aos 83 anos.

Quando cheguei em Curitiba em 1977 para definitivamente morar nessa cidade, com o tempo fui descobrindo que muitas das características que me fizeram cair de amores por Curitiba tinha a mão do Jaime Lerner. Praças, parques, edificações icônicas, sistema de transporte e até a Rua das Flores tem o carimbo do Jaime neles. Com sua genialidade, visão da relação da cidade com o ser humano e pró-atividade, contaminou (no bom sentido) uma legião de pessoas que fizeram Curitiba ser o que é. 

Seu trabalho como urbanista é tão relevante que cidades do Brasil e do mundo contrataram seus serviços e Curitiba até hoje serve de referência pelas boas coisas que ficaram de herança das suas três gestões como prefeito. 

Que o tempo conforte sua família e seus muitos amigos e admiradores. Que a história seja justa e reconheça sempre a importância de Jaime Lerner para Curitiba, da qual nos orgulhamos e amamos.

Em dezembro de 2015 com o Urban Sketchers de Curitiba tivemos o privilegio de conhecer a casa genial onde ele morou por muito anos e onde funciona a Jaime Lerner Arquitetos Associados e lá fomos generosamente recebidos por ele, de quem ouvimos um pouco da história da casa e foi evidente perceber a emoção de todos por estarem na casa e na presença de uma pessoa à quem todos admiram muito.

Jaime Lerner foi arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. 

Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. 

Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades. 

Pelo reconhecimento de sua obra recebeu diversos prêmios e títulos internacionais com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Premio Volvo Environment Prize 2004. 

Em 2010 foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD. 

A JLAA desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife (Brasil); Luanda (Angola); David (Panamá); Durango, Oaxaca e Mazatlán (México); Santiago de Los Caballeros (Republica Dominicana), entre outros. (Fonte: Site da Jaime Lerner Arquitetos Associados).

Um pequeno relato de uma arquiteta que trabalhou diretamente com ele:

"O Jaime foi, acima de tudo,  um ser humano iluminado. Sua energia trazia todos para junto de si. Três vezes Prefeito de Curitiba e duas Governador do Paraná, nos ensinou que o sonho e a simplicidade eram o caminho para grandes conquistas e transformações. Com suas incríveis Acupunturas Urbanas transformou lugares e principalmente o coração de todos que com ele tiveram a imensa alegria de conviver. Seu legado é gigante e nos ensina, acima de tudo, que é possível sonhar e transformar a vida para melhor. Já sentimos sua imensa falta, Jaime. " (Débora Ciociola)

Comentários

Postagens mais visitadas