O calçadão da XV fez 50 anos

 
















Em maio/22 o calçadão da Rua XV de Novembro fez 50 anos de existência e considero esse trecho da rua XV (ou rua das Flores) o coração de Curitiba, local onde por muitos anos enquanto morei na Praça Osório, tive o privilégio da caminhar todos os dias, sendo até hoje um dos meus lugares favoritos em toda cidade.

Demorei um pouquinho, mas consegui fazer mais um passeio pela XV, quando fiz as fotos que publico hoje. Era um final de tarde e além do prazer de caminhar e ver o prédios da rua, ver as pessoas passeando, trabalhando ou apenas transitando pelo calçadão foi um atrativo à mais.

Quando a rua fez 40 anos, nos site da prefeitura encontrei o seguinte texto:

Numa sexta-feira, no dia 19 de maio de 1972 às 18h, um exército de operários da Prefeitura de Curitiba, transportados em caminhões, juntamente com ferramentas e outros implementos, chega à rua XV de Novembro para interditá-la à passagem de veículos. A missão: construir o primeiro calçadão exclusivo para pedestres do Brasil. 

A cidade vivia em meio à polêmica entre a intenção municipal de devolver um grande trecho da rua aos pedestres e a resistência de comerciantes, que alegavam seriam prejudicados quanto às vendas. 

O então prefeito Jaime Lerner obteve aval da União Internacional dos Arquitetos, que reconheceu o pioneirismo brasileiro da humanização urbana. 

Além do prefeito Jaime Lerner, a iniciativa foi liderada pelos arquitetos Abrão Assad, Lubomir Ficinski Dunin, Carlos Eduardo Ceneviva e Marcos Prado (então diretor do Detran). 

Saem os carros, que dão lugar à escala do homem a pé. A obra de 1972 marcou pela primeira vez uma posição coletiva dos curitibanos, dispostos a discutir a vida urbana, tomando parte das decisões da cidade e tomando também- mesmo que simbolicamente – posse de seu espaço de vida.

No dia seguinte, 20 de maio de 1972, numa manhã de outono cinzenta e úmida, o calçadão é entregue à população sem festa nem pompa. Curitiba, então com cerca de 500 mil habitantes, ganhava a primeira via exclusiva para pedestres. 

Nesses 50 anos do calçadão da XV o site da Prefeitura entrega um conjunto de belas matérias, depoimentos e lindas imagens. Confiram aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas