Gloster Meteor no Bacacheri

 

Nesses dias, num belo dia de sol, estava junto à base aérea do Bacacheri e resolvi fotografar um caça que encontra-se permanentemente exposto na via de acesso ao CINDACTA II junto à Av. Erasto Gaertner. 

Trata-se de um caça Gloster Meteor de fabricação britânica montado no Rio de Janeiro entre as décadas de 50 e 60. O Meteor logo transformou em sinônimo de avião de ataque por ser o principal caça da FAB até 1970 quando os Xavantes foram adotados. O último voo em missão do Meteor no Brasil foi em 1971. (Fonte: Tribunapr)

Os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) são unidades que executam atividades de controle do tráfego aéreo e de Defesa Aeroespacial. Para tanto conta com um Centro de Controle de Área (ACC), para o controle de tráfego aéreo civil; e um Centro de Operações Militares (COpM), onde é realizada a vigilância do espaço aéreo para fins de Defesa Aérea.

O CINDACTA II, criado em 1982, tem como área de atuação os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e partes de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. (Fonte: Wikipedia).

Comentários

Postagens mais visitadas