Do Marumby ao Copacabana na corda bamba

 





Há tempos estive no Edifício Marumby na Praça Santos Andrade e lá fiquei de queixo caído com uma foto feita na década de 1950, que mostrava um equilibrista numa clássica imagem com direito à baliza e tudo, caminhando numa corda bamba partindo desse edifício.

Quando publiquei essa foto em 2017, o amigo e grande arquiteto Fernando Popp comentou que o Edifício Copacabana provavelmente seria a outra ponta dessa aventura, já que esse prédio seria o único em altura que já existia na década de 1950.

Recentemente passando pela Amintas de Barros, fotografei com o celular mesmo, o Edifício Copacabana e fiz algumas pesquisas sobre esse prédio e além de informações, encontrei uma imagen que reforça essa dobradinha da corda bamba.

De um lado da corda, o Edifício Copacabana teve sua construção iniciada em 1945 por Ernesto Máximo, Iwersen, Loyola &Pierri S.A. e nele uma tia muito querida já morou, por isso já o conheci por dentro. Os apartamentos são muito grandes, de pé-direito alto e que na época tinha uma característica para mim marcante: o elevador tinha uma porta pantográfica que ao chegar no andar desejado, deveria ser aberta manualmente. Outro ponto marcante desse prédio é que de sua sacada pode-se observar o teto curvo do Guairão exatamente de lado e de cima (no caso do apartamento da minha tia).

Na outra ponta da corda, o Edifício Marumby foi inaugurado em 1948, sendo o primeiro arranha-céu da cidade com uso exclusivamente residencial, que recebeu o mesmo nome de um conjunto de montanhas. O Marumby foi levantado pela Construtora Gutierrez, Paula & Munhoz com projeto do arquiteto Romeu Paulo da Costa.

Graças a um comentário na postagem de 2017, um leitor levantou a possibilidade do equilibrista da foto ser um dos integrantes de um grupo de malabaristas alemães chamado "Zugspitz Artisten". Fazendo uma breve pesquisa na internet com esse nome, encontrei uma matéria na Gazeta do Povo do saudoso Cid Destefani, do dia 13/08/2011. Nessa matéria, Cid Destefani fala da amizade que tinha com Manfredo Schiebler.

Ambos, Cid e Manfredo, eram grandes entusiastas da fotografia. No estúdio do tio de Mandredo, Ewaldo Schiebler, deram seus primeiros passos na arte de revelar fotos. Mais a frente na matéria, Cid comenta que bem mais tarde quando ele já era repórter fotográfico da Gazeta, Manfredo entregou aos seus cuidados uma espetacular coletânea de negativos que seu tio Ewaldo fotografara.

Pois bem, nessa mesma matéria há uma foto que só posso deduzir ser de Ewaldo Schiebler, na qual se lê a seguinte legenda: "No início da década de 1950, os equilibristas alemães – conhecidos como Zugspitz Artisten – se apresentaram pela primeira vez em Curitiba, na Praça Santos Andrade".

Quero então acreditar que a foto do equilibrista na corda bamba é de autoria de Ewaldo Schiebler feita na Santos Andrade em 1950, registrando a travessia.

E do site Memória Urbana, obtive a foto de um postal da Praça Santos Andrade do final da década de 1940, pertencente ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Nele vemos claramente os dois gigantes da época, o Marumby e o Copacabana e de como certamente entre esses dois, o equilibrista do grupo Zugspitz Artisten fez sua incrível caminhada na corda bamba.


Comentários

  1. Washington, creio que o postal retrata o lago do Passeio Público e tem a rua Carlos Cavalcante em primeiro plano.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas