Igreja de Nossa Senhora das Mercês
O engenheiro José Muzillo fez a planta da igreja das Mercês, sendo aprovada pelos superiores capuchinhos aos 6 de fevereiro de 1925. Os freis não perderam tempo e, aos 26 de junho de 1926, iniciaram os alicerces da igreja das Mercês. A pedra fundamental foi benta aos 26 de setembro de 1926 por D. João Fr. Braga, já arcebispo de Curitiba com a presença do governador do Estado, outras autoridades e mais 3.000 fiéis.
Aos 15 de setembro de 1929, o arcebispo benzeu a nova e atual igreja de N. Sra. das Mercês. A festa de inauguração foi aos 29 de setembro de 1929, já ultimada e decorada na parte interna como se encontra atualmente, com a estátua de N. Sra. das Mercês, esculpida em madeira pelo artista italiano Giacomo Scopoli.
A torre da igreja das Mercês, com seus 52 metros de altura foi inaugurada em 1949 e tornou-se uma novidade arquitetônica porque foi construída separada da igreja. A torre foi inaugurada sem os sinos, que chegaram 11 anos mais tarde, fundidos em Bassano del Grappa, na Itália. Após muitas dificuldades alfandegárias, os sinos chegaram em Curitiba e aos 08 de junho de 1952, os sinos da torre das Mercês, doação do então governador do Estado do Paraná, Moyses Lupion e sua consorte Dna. Hermínia, bateram pela primeira vez.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.