O Teatro Guaíra e eu













Minha relação com o Teatro Guaíra começou desde quando cheguei em Curitiba vindo do norte do Paraná. 

A primeira vez que me recordo de ter entrado no Guaíra foi lá pro final da década de 1970, para ver pela primeira vez também, uma apresentação de ballet de uma companhia da qual uma querida amiga fazia parte. Tudo foi absolutamente lindo.

“Encontrar” o Guaíra nas minhas andanças de carro, ônibus ou caminhando é sempre um momento de deslumbramento pela sua beleza, um momento de curiosidade para saber o que está rolando nos seus auditórios e saber que estou em Curitiba, já que esse é um dos nossos ícones mais importantes. Ver o Guaíra é saber que estou em casa.

Minha tia morava no Edifício Copacabana e lá da sacada do apartamento dela, eu tinha a rara oportunidade de observar o Guaíra de um ponto de vista que apenas os que moram nesse prédio e os pássaros tem, que era o de observar o teto do grande auditório de cima como se esse fosse um enorme escorregador. 

Estive no Guaíra muitas e muitas vezes pelas mais diferentes razões: ver grandes shows, peças de teatro, exposições e muitas, muitas formaturas de amigos que passaram pela minha vida e dentre essas formaturas, duas foram especiais, a minha (1989) e a da minha filha (2017).

São, portanto, mais de 45 anos que circulo por dentro e por fora do Teatro Guaira, que amo por tudo que representa para cultura de Curitiba/Paraná e pessoalmente para mim.

As fotos que publico hoje foram feitas por mim (à exceção das fotos das formaturas) em momentos distintos. Algumas foram feitas no último sábado, durante o encontro do Urban Sketchers Curitiba que aconteceu diante do Teatro para comemorar seus 140 anos. Outras (em P&B) feitas em 2017 quando o Ballet foi temporariamente desfeito. E as fotos internas foram feitas em 2014 quando acompanhei o grupo Croquis Urbanos Curitiba para desenhar o teatro por dentro, num dia muito especial.

Que muitas gerações possam desfrutar por muitos e muitos anos todas as belezas que esse lugar tão especial de Curitiba possa proporcionar.

Feliz aniversário Teatro Guaíra!!

Comentários

Postagens mais visitadas