Uma banca de frutas que havia no Centro

 





Morei no Edifício Asa no Centro de Curitiba de 1976 até 1988 e como meus pais ali viveram por muitos outros anos, continuei a circular regularmente pela região.

Um dos comércios que sempre esteve por ali nesses tempos era a Banca de Frutas do Seu Nagib, na Al. Dr. Carlos de Carvalho, numa das lojas do Edifício Anita. Sempre achei muito bonita essa banca de frutas, tocada apenas por aquele senhor que fazia questão de escolher para seus clientes o que havia de melhor no dia, sempre com muita proximidade.

Uma curiosidade para quem frequentava o local era a foto do Seu Nagib com o diretor Francis Ford Coppola, num pequeno quadro em meio às caixas de frutas. Na época em que o famoso diretor esteve em Curitiba, ele gostava de ir à banca do Seu Nagib para apreciar suas belas frutas.

Apenas em 2011 fui saber que o Seu Nagib era amigo de infância da minha sogra (Dona Pina), cuja família era vizinha da família do seu Nagib e era comum as crianças das duas famílias brincarem juntas. Dona Pina, seus irmãos e o seu Nagib foram amigos por toda vida.

Minha sogra por muitos anos teve com meu sogro (Seu Modesto) um armazém na rua Atílio Bório no Alto da XV e já tocando sua banca de frutas, o Seu Nagib e o Seu Modesto regularmente encontravam-se no Mercado Municipal de madrugada para comprar os produtos dos seus comércios, também por isso tornaram-se amigos.

Apenas em fevereiro de 2011, com a recomendação da Dona Pina, pude conversar brevemente com Seu Nagib e fazer as fotos que reproduzo novamente aqui hoje. Nesse dia me disse que já tocava sua banca de frutas fazia 52 anos (desde o início dos anos 60 portanto) e que essa era a terapia dele.

Em 2016 o Seu Nagib fechou a sua banca, deixando o Centro de Curitiba menos colorido, interessante e saboroso. Por quase 60 anos viu Curitiba passar pela sua porta e mudar ao longo desse tempo todo.

Infelizmente no dia 08/01/2025, levamos a Dona Pina ao Cemitério Parque Iguaçu para despedir-se do seu amigo o Sr. Nagib Kaiel, que aos 90 anos de idade, deixou a família e amigos. Meus sentimentos à todos que com ele conviveram.


Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas