Iphan, USK Curitiba e Mini arquiteturas

 








Visitar a sede do IPHAN em Curitiba é sempre um prazer. Dessa vez estivemos por lá para acompanhar o USK Curitiba e para prestigiar a exposição Mini Arquiteturas do usker/graduando em arquitetura pela UFPR Guilherme Toledo.

A exposição reúne 12 lindos mini desenhos de 12 obras de importância histórica tombadas pelo IPHAN em 12 estados, ressaltando a importância cultural delas em seus respectivos estados/sociedade.

A ampla casa de madeira que abriga a 10ª superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan) chama a atenção em meio aos prédios de ar contemporâneo do Juvevê. Inaugurada como sede do instituto em 1988, a edificação não foi originalmente construída ali, sendo trasladada para o local com o objetivo de manter viva parte da história arquitetônica de Curitiba.

Datada do início dos anos 1920, a construção foi inicialmente erguida em uma chácara localizada no bairro Portão, na esquina das ruas Guararapes com a Vital Brasil. A residência era a moradia da família do major Domingos Nascimento Sobrinho, delegado-chefe de vigilâncias e capturas, cargo que hoje equivale ao de secretário de Estado de Segurança Pública.

Tenho grande carinho por essa sede do IPHAN, pois em 2018 com a construção do anexo que hoje abriga a parte administrativa do órgão, a casa de madeira passou a ter um caráter exclusivamente expositivo e eu tive a honra de inaugurar essa nova vocação da casa com uma exposição de fotografias minhas de casinhas de madeira de Curitiba.

A exposição das Mini Arquiteturas permanece no IPHAN até o dia 06 de junho, na Casa Domingos Nascimento Sobrinho, que fica na Rua José de Alencar, 1808 – Juvevê. 

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados

Comentários

Postagens mais visitadas