Palazzo Batel

 

















Estive ontem com o USK Curitiba para desenhar esse lindo casarão no Batel que por muito tempo ficou não ocupado e que após adquirido pelo grupo Beal (da rede Festval), foi restaurado e temporariamente está disponível para visitação. Depois será adaptado para novos propósitos.

As informações a seguir obtive do site Bem Paraná, cujo link está no final do texto.

Localizado na Avenida Bispo Dom José, ao lado da nova loja, e conhecido originalmente como “Palacete das Rosas”, o local é uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação) e foi cuidadosamente restaurado para se transformar em um espaço voltado à gastronomia, cultura e experiências exclusivas.

O imóvel histórico preserva detalhes arquitetônicos originais e carrega a assinatura artística de sua antiga moradora, que decorou pessoalmente cada cômodo com afrescos e elementos visuais únicos. A residência, marcada por traços do ecletismo tardio com influências neoclássicas, representa um raro exemplar da arquitetura curitibana da época.

Poucos anos depois da sua construção, que aconteceu entre os anos de 1937 e 1939, o Palacete das Rosas foi vendido em 1940 para Joaquim Pinto Rebello, médico do Exército em Curitiba, que morou ali com a esposa Ângela e as duas filhas Odete e Lila Ivete. A família manteve as características originais do imóvel, incluindo decoração, móveis e o jardim.

A restauração mobilizou equipes especializadas para recuperar estuques, sancas, pisos e pinturas murais, respeitando cada elemento original da casa. Agora, o espaço já ambientado, promete reunir arte, memória e boa comida em um ambiente sofisticado e acolhedor, perfeitamente integrado ao conceito premium da loja Palazzo Batel da rede Festval.

Link para a matéria do Bem Paraná.


Comentários

Postagens mais visitadas