A Roda Gigante e o Moreira Garcez
Ontem estive na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, para acompanhar os amigos do USK Curitiba que desenharam a Roda Gigante, um dos novos ícones do Natal curitibano.
Normalmente nessa região o Edifício Moreira Garcez domina a paisagem, que nessa bela época divide seu espaço com a diversão gratuita que atrai muita gente. Com 22 metros de altura e 16 cabines, a roda girante mantida pelo Grupo Boticário, opera de terça à domingo das 16:00 às 22:00 e vai rodar até o dia 26/12. Corre que tá acabando!!
Falando em Moreira Garcez, esse nosso belo exemplar da arquitetura art deco, ele foi idealizado pelo engenheiro João Moreira Garcez, ex-prefeito de Curitiba, que contratou os serviços da Companhia Construtora Nacional S/A, do Rio de Janeiro para a execução da planta. Em seu estaqueamento foram usados troncos de eucalipto embebidos em óleo cru, na estrutura cimento e ferro, material importado da Alemanha através de um engenhoso sistema de vigas. De início, o prédio previa ser feito com cinco andares tendo suas obras iniciadas em 1927. Sua conclusão se deu em três etapas. A primeira inaugurada em 1933 entregou cinco andares mais um subsolo. A segunda em 1937 atingiu o sexto andar e vinte anos mais tarde o prédio atingiu seus oito andares. (Fonte: Livro "Prédios de Curitiba").
E no clima natalino, dentre tantas da muitas (muitas) figuras interessantes que passam pela região, registrei uma simpática "anjinha" natalina tocando seu violino.







Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.