Uma pequena coleção de sonhos

 














Sempre que acesso a escadaria de casa, passo por esse conjunto de lindas aquarelas feitas pelos amigos Raro de Oliveira, João Paulo de Carvalho, Simon Taylor, Fabiano Vianna e Fernando Popp, que fazem parte do meu livro "Saudade do Ninho" sobre as casinhas de madeira de Curitiba. 

No livro, que conta com textos incríveis de vários outros amigos, Lu Berleze (grande fotógrafa e professora) comenta que mais do que colecionar imagens, eu coleciono sonhos. 

Ao ver cada uma dessas casinhas de madeira, temos um breve vislumbre dos sonhos que cada um que contruiu e viveu essas casas sonhou, realizou e seguiu o curso de sua vida.

Subindo e descendo a escada de casa e também circulando por Curitiba, fui percebendo que essas casas começaram a desaparecer da paisagem da cidade, restando hoje apenas o Doce de Cidra na Água Verde e a Casa Estrela, transladada do Alto da Glória para o Campus da PUC.

Faço à seguir, um breve relato de cada uma dessas 5 casinhas, pela ordem que aparecem nessa postagem.

1. 

Na esquina da rua 21 de Abril com a Amintas de Barros não apenas havia a casa Dalla'Stella construida por volta de 1880, que abrigou uma família, mas também a fábrica de móveis da família que funcionou até 1950 e que foi ocupada até 1990 por outros negócios. Memórias e sabores de infância correram pelos corredores da casa e seu grande terreno. Fiz várias fotos de seu lindo interior.


2. 

Na rua Marechal Hermes quase esquina com a rua Celeste Santi, um dia existiu uma das casinhas de madeira mais lindas que já fotografei em Curitiba. A casinha de lambrequins azuis teria sido construída por Calos Santi, uma exímio carpinteiro, que na casa morou com sua esposa Joana e seus 4 filhos. Carlos era filho de Celeste Santi, imigrante italiano que dá nome à rua onde era a chácara da família Santi, na qual criou seus 11 filhos. 


3.

Dizia a música de João Pacífico: "... uma doceira cabocla mais bonita que eu já vi. Seus olhos eram verdes qual o doce de cidra...". Verdes e lindos, segundo Letícia Teixeira, eram os olhos de sua avó, Anna Luiza Zanetti de Oliveira, última moradora da casinha branca de lambrequins azuis no bairro Água Verde, construída em 1887 e adquirira pela família em 1965, onde filhos e netos viveram doces lembranças com a Vó Anna ou Dona Nenê. A casinha permanece na família sob o nome de "Doce de Cidra - Comida e Arte", onde rolam shows (música está no sangue da família) e batatas suiças. Aliás, foi alí que lancei o meu livro das casinhas de madeira.


4. 

No terreno gigante na rua Almirante Tamandaré onde um dia exixtiu a "casa atrás da moita", segundo a Gazeta do Povo, há um prédio residencial. A casinha de madeira que tive a honra de visitar seu interior e sua história, me foi relatada em primeira pessoa por Ingo Dittmar, neto de Guilherme Rudolph, imigrante alemão que chegou ao Brasil em 1924. Guilherme Rudolph, já com suas 3 filhas, concluiu a construção da casa em 1948, onde viveram e cresceram suas filhas e por onde passaram todos os netos para aprender muito da vida com seu avô.


5. 

A Casa da Estrela é única em Curitiba (talvez no mundo) em sua concepção. Foi construída em 1930 artesanalmente nas suas horas vagas pelo contador Augusto Gonçalves de Castro num terreno na Rua Dr. Zamenhof. A casa é especial por ter a estrela de cinco pontas como elemento presente por toda a casa (formato do telhado, base do pilar central, portais entre ambientes) e por não ter qualquer ângulo reto entre paredes internas ou externas. Todos os detalhes da casa são explicados pelo interesse de seu construtor na língua Esperanto. Habitada até 1990, os herdeiros de Augusto doaram a casa para a PUC, que após minucioso estudo, fez o translado para seu campus no Prado Velho,  

A linda foto mais antiga da Casa da Estrela em seu local de origem é de autoria da fabulosa Lina Faria.


Mais sobre essas cinco casas de madeira incríveis e muitas outras, vocês encontrarão aqui no meu Circulando por Curitiba ou no livro "Saudade do Ninho - a cidade de madeira que existe dentro de Curitiba".






















Comentários

Postagens mais visitadas