Os imigrantes - Italianos



Na segunda metade do século 19, a revolução industrial e o crescimento da população européia forçavam os agricultores sem terra a migrar em massa para os centros urbanos, em busca de emprego nas novas fábricas. Os navios a vapor facilitaram a vinda dos agricultores ao Novo Mundo, em lugar de superlotar as fábricas do velho mundo.

A imigração italiana no Brasil foi intensa a partir de 1878, até o início do século 20. Dirigiam-se, principalmente às lavouras de café no Estado de São Paulo, mas um grande número de imigrantes espalhou-se por todo o Sul e Sudeste do Brasil.

Em Curitiba, os italianos chegaram a partir de 1872, estabelecendo-se, como agricultores, em vários núcleos coloniais da região. Esses núcleos deram origem aos atuais bairros de Pilarzinho, Água Verde, Umbará e Santa Felicidade, entre outros. Hoje, seus descendentes contribuem de forma importante, em todas as áreas de atividade em Curitiba.

O bairro de Santa Felicidade é conhecido pela preservação da cultura italiana, em Curitiba, principalmente na gastronomia.


Santa Felicidade como centro gastronômico, não é uma unanimidade para os que moram em Curitiba. Muitos dizem que o tipo de comida que lá se serve, pode-se fazer e comer em casa. Talvez seja justamente aí o grande trunfo do lugar.

Pode ser reconfortante num domingão ir para Santa Felicidade, chegando pouco antes do meio-dia e ser rapidamente (quase que instantaneamente) servido com fartas porções de frango (frito, prensado), risoto, maionese, espaguete, lasanha, polenta e todas as outras adjacências e fartar-se até quase rolar para fora do seu restaurante favorito (o meu é o Madalosso Velho). Não tem estrela do Guia 4 Rodas, mas é difícil quem não saia feliz de lá, pronto para esperar o Fantástico no sofá de casa!

Comentários

Postagens mais visitadas