Elgsons do alto




Circulando por Curitiba você irá certamente se deparar com edifícios projetados pelo arquiteto Elgson Ribeiro Gomes. Desse único ponto, o topo de um prédio na esquina da Muricy com a XV, pude observar pelo menos quatro prédios dele: Provedor André de Barros, Gemini, Tour de La Ville e o Barão do Cerro Azul.

Elgson Ribeiro Gomes nasceu em Florianópolis em 16 de novembro de 1922. A família, de poucos recursos, mudou-se para Curitiba, no esforço de sua mãe para ver o filho formado em uma profissão. Durante o primeiro ano do curso de Engenharia Civil da UFPR, em 1940, Elgson trabalhou como apontador de obras na Construtora Surugi & Colli. O curso de engenharia Civil procurava suprir o conhecimento de arquitetura através de uma única disciplina, Construção de Edifícios: Arquitetura.

Em 1946, tendo já concluído o curso de engenharia Civil, e ainda não satisfeito com sua formação, foi para São Paulo dedicar-se à Arquitetura, matriculando-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackensie. Elgson conheceu Adolf Franz Heep na Associação Paulista de Belas Artes, onde procurava aprimorar-se no desenho, antes de voltar ao curso de arquitetura, influenciando em definitivo a sua carreira. A colaboração entre os dois durou quase dez anos, de 1950 a 1959 (um ano depois da conclusão de seu curso de Arquitetura).

Comentários

Postagens mais visitadas