Um pedacinho do Rio Belém





Esse pedacinho do Rio Belém, considerado o mais poluído de Curitiba, foi fotografado onde ele cruza a Avenida Cândido de Abreu e segue ladeando a ciclovia.

O Rio Belém é o único dos grandes rios de Curitiba que não possui um nome indígena. Foi batizado com o nome de Belém como uma forma de homenagem por parte dos desbravadores portugueses à pequena cidade onde nasceu Jesus Cristo. Nasce no Bairro Cachoeira, cruzando a cidade de norte a sudoeste até encontrar-se com o Rio Iguaçu no Bairro Boqueirão.

Percorre 11 bairros de Curitiba com distintas características urbanas, sociais, econômicas e culturais. Sofreu várias alterações ao longo de sua história, sendo exemplos de intervenções urbanas: a retificação e a canalização de trechos, a ocupação irregular de margens, entre outras.

Destaca-se na paisagem urbana da cidade de Curitiba, integrando espaços públicos, como os parques da Barreirinha, São Lourenço, Parque das Nascentes do Belém, Passeio Público, Universidade Livre do Meio Ambiente, Bosque do Papa, Ópera de Arame, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas