MAC em reforma


Desde julho/19 o MAC (Museu de Arte Contemporânea do Paraná) no Centro de Curitiba (Westphalen com Emiliano Perneta) está em reforma/restauro.

O prédio histórico de 1928, tombado pelo Patrimônio Cultural, terá restauro em toda a sua estrutura, construção de um novo anexo para abrigar biblioteca, adequações de acessibilidade, reserva técnica e um café — o último restauro feito no prédio havia sido realizado em 1998. O prazo para que a empresa vencedora da licitação conclua a obra é de 18 meses, e o recurso investido pelo governo do Estado é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná é uma conquista da classe artística, que, nos anos 1960, reivindicou a criação de um museu que abrigasse experimentações e propostas de arte contemporânea — o espaço completa 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento, foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea. Atualmente, seu acervo é composto por 1.800 obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do MON.

Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC).

Comentários

Postagens mais visitadas