Revitalização do Edifício Pedro Demeterco





O Edifício Pedro Demeterco destaca-se no cruzamento da rua Dr. Muricy com a Marechal Deodoro pela sua cor rosada e pela sua cúpula de cobre que com o tempo ficou esverdeada. O prédio conta com mais de 200 salas comerciais e foi inaugurado em setembro de 1953. Sua cúpula foi produzida no Rio de Janeiro e tem uma cúpula menor (lanternim) para vedar a parte maior.

O prédio recentemente passou (ou ainda está passando) por uma revitalização de sua pintura, troca dos vidros/esquadrias e instalação de uma estrutura na fachada mais oculta, como podemos ver em uma das fotos de hoje. As mudanças não alteraram suas características originais que fazem desse uma dos prédios mais bonitos de Curitiba em minha modesta opinião.

Pedro Demeterco no início do século XX tornou-se sócio de um armazém do tipo secos & molhados do qual logo comprou as cotas da sociedade e transformou-se em proprietário único. Após o seu falecimento, em 1947, seu filho José Luiz assumiu os negócios da família e fundou a rede de supermercados Mercadorama, considerada a pioneira em autoatendimento no Estado do Paraná. Fonte: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas