Revitalização do Edifício Pedro Demeterco





O Edifício Pedro Demeterco destaca-se no cruzamento da rua Dr. Muricy com a Marechal Deodoro pela sua cor rosada e pela sua cúpula de cobre que com o tempo ficou esverdeada. O prédio conta com mais de 200 salas comerciais e foi inaugurado em setembro de 1953. Sua cúpula foi produzida no Rio de Janeiro e tem uma cúpula menor (lanternim) para vedar a parte maior.

Ao longo dos anos o edifício sofreu diversas reformas. No ano 2000, os três antigos elevadores Otis com cabines de madeira e portas pantográficas foram substituídos por equipamentos modernos da Atlas. Originalmente, o elevador central era dimensionado para receber cargas mais pesadas que os demais, em especial cofres, principalmente em razão de um Banco instalado no local.

Em 2005, toda a parte elétrica e hidráulica foi substituída. Em 2014, o hall de entrada e a portaria foram reformados. O sistema de câmeras de monitoramento foi modernizado e catracas instaladas a fim de controlar o acesso.

Todavia, foi em 2018 que ocorreu a maior reforma. Todas as 676 janelas de ferro originais da época da construção foram substituídas por modelos atuais, em alumínio e vidro laminado refletivo. Considerando que algumas salas possuem onze janelas e outras apenas três, um rateio foi feito entre os condôminos de forma proporcional ao número de janelas de cada proprietário.

O cabeamento de telefonia e internet foi trocado. Na parte externa, a pintura foi renovada com uma tinta elástica de maior impermeabilidade e de tom rosa mais intenso. Além disso, os pontos de instalação de ar condicionado foram padronizados e concentrados na fachada posterior.

Atualmente, cinquenta por cento das unidades do prédio ainda pertencem aos herdeiros de Antenor, enquanto os outros cinquenta estão distribuídos entre diversos proprietários, que adquiriram os imóveis dos sucessores de José Luiz.

Distribuídos nos 15 pavimentos do elegante Edifício Pedro Demeterco, encontram-se escritórios de advocacia, empresas de contabilidade, clínicas médicas, consultórios odontológicos, psicológicos, imobiliárias, óticas, entre tantos outros serviços. Fonte: Prédios de Curitiba

Pedro Demeterco no início do século XX tornou-se sócio de um armazém do tipo secos & molhados do qual logo comprou as cotas da sociedade e transformou-se em proprietário único. Após o seu falecimento, em 1947, seu filho José Luiz assumiu os negócios da família e fundou a rede de supermercados Mercadorama, considerada a pioneira em autoatendimento no Estado do Paraná. Fonte: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas