Thalia




Recentemente passando pela rua Comendador Araújo, uma passeio curto e pra lá de agradável, fotografei a Sociedade Thalia com pintura novinha. Frequentei o Thalia apenas para alguns jantares, como zona eleitoral e para levar meus filhos para colônia de férias.

A Sociedade Thalia (nome que vem da mitologia grega, sendo uma das 9 musas) foi fundada em 04 Abril de 1882 por dezoito imigrantes alemães com o objetivo de abrigar as suas reuniões, com destaque ao teatro, as artes e a música. No primeiro ano, havia 126 sócios e a primeira sede funcionava na Rua Mateus Leme, anos depois na Praça Tiradentes e no final do século, na Rua XV de Novembro.

Com a tensão gerada na Primeira Grande Guerra, o clube passou a ser observado pela policia e o governo obrigou a sociedade a mudar seu nome, sua diretoria, que tivesse características brasileiras e que nenhum documento fosse redigido na língua alemã. O Verein Thalia passou então a chamar-se Sociedade Thalia em 26 de janeiro de 1918, época que contava com 340 sócios. Nessa época documentos e livros escritos em alemão foram destruídos.

Em dezembro de 1942 a Sociedade Thalia passa a ter sede própria na Rua Comendador Araújo e em 1954 já contava com mais de 3000 associados, numa época em que Curitiba tinha 150 mil habitantes, tendo portanto, uma ativa participação na vida social de Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas