Tudo certo com seus óculos? Precisa de receita?

Curitiba tem umas coisas que considero intrigantes. Há tempos ouvi uma frase engraçada que dizia que Curitiba é uma ilha cercada de Salões Marly e Maderos por todos os lados.

Mas há outras coisas, como a incrível quantidade de farmácias e lojas de colchões por toda cidade e mais recentemente, principalmente no Centro,  a estranha quantidade de óticas.

Ao caminhar pelo Centro usando óculos, principalmente na Rua XV de Novembro, você é abordado à casa quadra, até mais de uma vez na mesma quadra, por pessoas muito simpáticas perguntando se está tudo certo com seus óculos, se você não gostaria de uma receita para óculos ou sendo convidado para conhecer a ótica sem compromisso.

Fiz uma curta caminhada na quadra compreendida pelas ruas Voluntários da Pátria, Emiliano Perneta, Senador Alencar Guimarães e Praça Osório. Nessa única quadra encontrei incríveis 8 óticas, algumas vizinhas de porta. Como se explica isso? O curitibano tem tanto problemas de visão assim? Por isso os vendedores precisam se lançar sobre potenciais clientes na rua mesmo, dada a absurda concorrência.

Em tempo, lembro que no remoto ano de 1982 quando fiz o terceirão/cursinho, o professor de português comentou que ÓTICA diz respeito ao OUVIDO e que ÓPTICA diz respeito ao OLHO. Parece que isso de fato vale em Portugal, mas que no Brasil ótica e óptica acabaram se tornando sinônimos e ambas dizem respeito ao olho.


Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas