Um predinho art deco na XV

 

Caminhar com calma e olhando para cima na rua das Flores no trecho entre a Praça Osório e Praça Santos Andrade proporciona um passeio muito bacana, no qual vários prédios diferentes vão exibindo seus detalhes ao caminhante. 

Esse predinho azul já quase chegando na Santos Andrade, exibe detalhes art deco de alto à baixo, principalmente no alto. Os letreiros atrapalham um pouco a leitura, mas houve um tempo em que as lojas podiam esconder por completo a fachada com coisas muito piores, então, meno male!

Art déco, por vezes referido apenas como Deco, é um estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa em 1910 (pouco antes da primeira guerra mundial), conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. O Art Déco afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, assim como a moda, a pintura, as artes gráficas, o cinema e o design de vários tipos de meios de transporte (carros, trens e transatlânticos). Seu nome tem origem da abreviação de Artes Decorativas, da Exposition internationale des arts décoratifs et industriels modernes (Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas) realizada em Paris em 1925. Combinou estilos modernistas com habilidade fina e materiais ricos. Durante o seu auge, o Art Déco representou luxo, glamour, exuberância e fé no progresso social e tecnológico. Fonte: Wikipedia.

Comentários

  1. Nesse prédio funcionou por décadas a famosa Kikos Moda Infantil. Era uma época em que não haviam muitas lojas especializadas em roupas para crianças, mesmo porque o conceito de moda infantil, principalmente para bebês, nasceu lá pelos anos 90. Antes eram coisinhas básicas. Sua sala térrea é pequena, então usavam os andares superiores, acho que para loja e também depósito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas