OsGêmeos

 

Curitiba já teve em suas paredes dois grafites do OsGêmeos, grafiteiros que hoje são conhecidos e reconhecidos mundo afora e sua arte é altamente valorizada.

Essa foto eu fiz em 2012 durante uma caminhada. Esse grafite ficava no muro de um imóvel que já foi estacionamento na Praça 19 de dezembro. Em 2014 o local foi alugado para um comitê de campanha do PSDB, que "brilhantemente" tascou uma tinta azul tucano no muro, cobrindo irremediavelmente o grafite, que certamente cobriria anos de aluguel do local. E o imóvel está lá até hoje, azul, vazio, sem ocupação. Triste fim.

O outro grafite ficava ao lado da igreja da ordem, onde um bar aparentemente também acho que era mais joinha tapar o grafite desses tais OsGêmeos. 

Vi não faz muito tempo, um documentário excelente da passagem de Banksy (aquele que triturou uma obra de arte logo depois do leilão dela na Sotheby's) por Nova York. Ao longo de vários dias, ele secretamente foi deixando sua arte pelas ruas de NY. Uma delas foi uma parceria com OsGêmeos, que pode ser vista aqui.

Os Gêmeos (também grafado OsGemeos) são uma dupla de irmãos gêmeos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.

Comentários

Postagens mais visitadas