Revisitando a Casa Culpi

 






Na Colônia Santa Felicidade, fixou raízes o sr. Giovanni Baptista Culpi e que em 1887 construiu a Casa Culpi para ser a residência da família, sendo essa uma das primeiras casas construídas em Curitiba pelos imigrantes italianos.

A casa ao mesmo tempo era um comércio de secos e molhados, aproveitando a clientela formada principalmente de viajantes e mais tarde sendo o principal ponto de encontro dos caminhoneiros que ali passavam rumo ao norte do estado.

Na década de 1980, o imóvel foi adquirido pelo Município de Curitiba e, no dia 1 de abril de 1990, uma vez restaurada, foi inaugurado como Memorial Italiano Casa Culpi, reconstituindo o estilo de vida dos italianos que chegaram à cidade no século XIX.

Nos seus dois pavimentos de arquitetura simples abrigou exposições temporárias e permanentes como o importante acervo de mobiliários, utensílios domésticos e equipamentos agrícolas típicos do século XIX, bem como, fotografias que ilustravam o cotidiano do imigrante italiano em suas primeiras décadas na antiga colônia de Santa Felicidade. 

A Casa Culpi foi transformada em 2010 num Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mantendo cursos e serviços públicos para a população local.

A Casa Culpi fica na Av. Manoel Ribas, 8450 - Butiatuvinha.

Fonte Wikipedia e PMC

Comentários

Postagens mais visitadas