Marina Capdevila em Curitiba










Ontem assisindo ao jornal matinal, vi uma matéria sobre uma muralista espanhola, Marina Capdevila radicada em Barcelona, que estava naquele momento em Curitiba, mais especificamente na rua Presidente Faria ao lado do Passeio Público, executando um mural. Juntei minha câmera e fui lá conferir de perto.

O mural está praticamente pronto. A figura central é uma idosa e o tema gira em torno de um almoço que representa as diversas migrações e povos que formam a cultura de Curitiba.

O que inspira Marina é a beleza que não segue os cânones estéticos usuais, como os idosos, personagens atemporais perdidos em uma sociedade que já começam a se esforçar para entender. Sua musa é sua avó. O que ela quer comunicar com suas obras é o desejo de chegar à velhice com plena vitalidade. Os recursos de exagero e ironia são pontos-chave em suas criações, assim como uma poderosa paleta de cores aliada a um sombreamento suave.

Podemos encontrar seus murais em lugares ao redor do mundo como Flórida, Nova York, Califórnia, Brasil, México, Canadá, Bélgica, Suíça, Itália, Holanda, Reino Unido, Áustria, Espanha, Portugal, Croácia ...

Ela expôs suas obras em galerias de cidades como Los Angeles, San Francisco, Oackland, Denver, Nova York, Londres, Paris, Barcelona, Madrid ... (Fonte: site da artista).

O mural de Marina não estará sozinho. Ao lado em espaço idêntico há uma outra parede com outros 200 metros quadrados, que será ocupado por outra artista, a designer e artista visual Cristina Pagnoncelli. Seu trabalho deverá homenagear outra mulher, Alice Ruiz. Mas essa fica para outra postagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas