Curitiba 329 anos!

 


Feliz Aniversário Curitiba! 

Hoje nossa cidade completa (mais ou menos) 329 anos de história. A seguir, um pouquinho dessa história.

Em 1649, Ébano Pereira teria comandado uma expedição exploratória para subir os rios e atingir o Primeiro Planalto Paranaense em busca de ouro além da Serra do Mar; recrutou homens de Paranaguá e estabeleceram-se, inicialmente, na margem esquerda do rio Atuba, mais ou menos onde hoje fica o Parque Histórico da Vilinha no Bairro Alto. Inúmeras "vilinhas" de garimpeiros portugueses foram criadas na região; porém, com o fim do ouro de aluvião, muitas delas desapareciam.

A história possui poucos registros documentais e é, portanto, bastante controversa, mas segundo a Lenda de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (padroeira de Curitiba), todas as manhãs uma imagem da santa estava voltada para uma dada direção. Interpretando como uma vontade divina, os portugueses teriam feito um contato com o cacique dos índios tingüi "Tindiquera", que teria localizado o novo local e colocado uma vara no chão, dizendo "Coré Etuba", com o significado de "muito pinhão". Desta vara teria brotado uma frondosa árvore, sendo este o marco zero (hoje a Praça Tiradentes) da cidade de Curitiba. (Fonte Wikipedia).

No dia 28 de março de 1906, Alfredo Romário Martins, então respeitável vereador e já historiador, resolveu propor à Câmara Municipal o dia 29 de março de 1693 para marco de fundação da cidade. Como na época prefeito e vereadores pouco ou nada sabiam a respeito, aceitaram a exposição dos motivos do historiador. (Fonte: Curitiba – 315 anos de História, Tradição e Identidade. Anthony Leahy. Instituto Memória, 2008).

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os "apelos de paz, quietação e bem comum do povo", promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba.  (Fonte: Prefeitura de Curitiba).


Comentários

Postagens mais visitadas