A musa das celebrações
O último encontro do USK Curitiba de 2022 foi na Sociedade Thalia. Como a porta estava aberta, pedi para fotografar o vitral que fica no alto da bela escadaria que leva ao salão de baile.
Esse vitral mostra uma das nove musas que empresta seu nome ao local, Thalia. Essa na mitologia grega representa a comédia e a festividade. Ela é representada sempre com a máscara da comédia e seu nome significa festividade, ou seja, aquela que estimula as celebrações.
A Sociedade Thalia foi fundada em 04 Abril de 1882 por dezoito imigrantes alemães com o objetivo de abrigar as suas reuniões, com destaque ao teatro, as artes e a música. A primeira sede funcionava na Rua Mateus Leme, anos depois na Praça Tiradentes e no final do século, na Rua XV de Novembro.
Com a tensão gerada na Primeira Grande Guerra, o clube passou a ser observado pela policia e o governo obrigou a sociedade a mudar seu nome para que tivesse características brasileiras e que nenhum documento fosse redigido na língua alemã. O Verein Thalia passou então a chamar-se Sociedade Thalia em 26 de janeiro de 1918. Nessa época documentos e livros escritos em alemão foram destruídos.
Em dezembro de 1942 a Sociedade Thalia passa a ter sede própria na Rua Comendador Araújo e em 1954 já contava com mais de 3000 associados, numa época em que Curitiba tinha 150 mil habitantes, tendo portanto, uma ativa participação na vida social de Curitiba.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.