Uma casa no São Francisco






No mês passado durante um encontro do USK Curitiba, como costumo fazer, caminhei pela região para que à pé eu pudesse conhecer melhor a região e quem sabe, encontrar algo que eu pudesse fotografar. Invariavelmente, sempre encontro algo.

Numa das paradas, passei por essa simpática casa que da rua não se tem idéia do seu tamanho. Seu jeitinho meio alemão, meio missões, com seu sótão habitável com quatro águas furtadas.

Enquanto fotografava a casa, percebi uma pessoa do outro lado da rua vindo rapidamente em minha direção e logo pensei "Ops!". Mas para minha grata surpresa, a pessoa em questão era Cláudio Chatagnier Neto, que me disse ter nascido nessa casa que foi construída pelo seu avô na década de 1950. 

Vendo meu interesse pela casa, me convidou para ver a casa mais de perto e até, uma área na parte de baixo que originalmente era apenas um aterro que foi escavado para criar uma longa garagem/oficina. 

Claudio é aposentado e um apaixonado por carros, tendo em sua casa uma oficina onde trabalha hoje mais por prazer. 

Comentei com ele que no meu bairro há uma rua com seu nome, que ele disse ser o seu avô, que tinha no Jardim Social uma enorme área (que incluía até parte do que hoje é a Linha Verde) que foi sendo desmembrada para formar o bairro. 

A casa não está habitada no momento (vários parentes moram em casas vizinhas), mas ela está em processo de restauro/reforma para novamente se tornar o lar de pessoas da família. Que a casa continue a contar a história dessa família, mais uma que ajudou a construir a história da nossa Curitiba.

Mais um encontro e troca de informações graças à fotografia e a disposição para conversar amistosamente e com atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas