Arquitetura Itália-Brasil na Boca Maldita

 









A Fundação dos Arquitetos da Reggio Emilia foi a vencedora do “FESTIVAL ARQUITETURA II – 2022-2023” promovido pelo Ministério da Cultura da Itália com o objetivo de difundir a Arquitetura Italiana Contemporânea no exterior. O projeto apresentado, intitulado ‘RIGENERA-CIRCULARE’, previa a participação do Brasil, com a cidade de Curitiba.

O Estado do Paraná, que sempre esteve ligado à Itália pela presença de muitos de seus cidadãos de origem italiana, já há algum tempo mantém um relacionamento ativo com Emilia Romagna. Essa consolidada relação representa um contexto fértil para acolher uma exposição e palestras, que debatem as novas funções associadas ao patrimônio arquitetônico do século XX. Por meio do percurso expositivo e do ciclo de palestras, esse projeto pretende fortalecer os laços existentes entre a Itália e o Brasil.

A belíssima exposição de 330 painéis com projetos arquitetônicos italianos e brasileiros, iniciativa do Consulado Geral da Itália em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, foi montada na Boca Maldita e ficará no local apenas até o dia 23/09 (sábado). 

Alguns projetos de grandes arquitetos que atuaram e atuam em Curitiba estão na exposição. Um dos painéis mostra o projeto e imagens do Teatro Guaíra, projeto de Rubens Meister. 

Nesse painel do Teatro Guaíra, a pedido do Professor Salvador Gnoato, dei uma pequena contribuição, cedendo para a exposição o uso de uma imagens feita por mim do interior do teatro, especificamente da linda escadaria que leva ao primeiro balcão.


Comentários

Postagens mais visitadas