Mais um apagamento...
Tenho circulado menos por Curitiba para fazer minhas fotos, mas tenho circulado pelos arredores da minha casa no Bacacheri e nessa rotina de fazer sempre os mesmos caminhos, as mudanças ficam mais evidentes quando acontecem.
Não faz muito tempo, fiz uma postagem cujo título era "Apagamento..." na qual falava sobre a demolição da Mercearia do Zequinão (na mesma rua das fotos de hoje) e do quão rápido uma história de décadas foi demolida/apagada da noite para o dia.
Quanto as fotos de hoje, olhando o resultado da demolição de duas casas que ali existiam, fiquei mais uma vez pensativo e não pude deixar de imaginar que a escada que hoje leva o nada ao lugar algum, um dia foi pensada por algum motivo e foi utilizada por pessoas que ali viviam. A outra foto mostra a estampa do que deve um dia ter sido uma churrasqueira, que deve ter animado reuniões de amores e amigos.
Não recrimino essas demolições, a vida segue, mas não deixo de pensar o quão frágil e efêmera é a história de uma vida, que raramente sobrevive a duas gerações. Como disse, a vida segue.
Infelizmente perdemos o bonde da história. Não houve uma área central que foi preservada com construções de época.
ResponderExcluirEm nome da modernidade muita coisa foi demolida nas gestões de notáveis arquitetos.