sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Uma casa de madeira aquarelada


No último encontro com o pessoal do Croquis Urbanos de Curitiba, um dos artistas que sempre participam dos encontros, João Paulo de Carvalho, me disse que havia feito uma aquarela a partir de uma foto que publiquei no meu blog. Publico hoje novamente a foto da casa e também, uma foto da aquarela do João Paulo. Como podem ver, o trabalho ficou magnífico e na minha opinião, supera em muito a fotografia.
Essa casa fica na rua Lysímaco Ferreira da Costa, perto do cruzamento com a Nilo Peçanha.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Um prédio diferente

Esse é um prédio interessante que fica na esquina da Al. Dr. Carlos de Carvalho com a Alf. Ângelo Sampaio, no Batel. As unidades dos andares superiores, salvo algum engano, são progressivamente maiores do que as dos andares inferiores. O pastilhamento dos andares inferiores tem uma cor mais densa comparado aos andares superiores, invertendo essa lógica na linha de janelas da fachada da Carlos de Carvalho. E para completar, caso o prédio seja sitiado, as ameias no topo do prédio poderá proteger os seus arqueiros.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Greve de ônibus!

Ontem à noite numa assembléia, a categoria dos trabalhadores do transporte público de Curitiba e região metropolitana decidiram pela greve por tempo indeterminado. Hoje Curitiba acordou com muito mais carros nas ruas, mais pessoas na calçada e muita gente com dificuldade para chegar ao trabalho, escola e outros compromissos. Como sempre, o que determina a justiça não foi respeitado, ou seja, os 70% dos ônibus que deveriam estar circulando estão parados nas garagens (o que mais uma vez mostra que não faltam leis no Brasil, falta que se cumpra as que já existem).
Enquanto não se resolve esse litígio, uma das boas alternativas é a saudável bicicleta, como a jovem na rua das Flores!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Um mestre croquiseiro!

No último domingo a Unilivre foi o palco de mais um genial encontro do grupo do Croquis Urbanos de Curitiba. Gosto muito de acompanhá-los pois além do privilégio de ver tanta arte sendo produzida em tão pouco tempo, tenho a oportunidade de fotografar o ponto notável que desenham, as pessoas que frequentam esses lugares e o resultado do trabalho deles.
A foto de hoje mostra o amigo Marconi, que foi um dos que iniciaram esse grupo em Curitiba.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um casal sendo fotografado na Unilivre




Espero que o casal não se importe, até porque estão muito bonitos nas fotos, mas não pude evitar furtar as poses que fizeram para um outro fotógrafo na Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente). Hoje em dia é bem comum um casal produzir uma série de fotos para apresentarem na festa do casamento. Acho que era isso que esse casal estava fazendo na manhã de ontem.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Um espetáculo de céu!

Passamos em Curitiba por uma onda de calor que jamais havia visto igual por essas bandas! Mas uma coisa não se pode negar, o céu deu espetáculos marcantes! Esse eu fotografei quando saia do trabalho no Novo Mundo.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A pequena pipa e a grande torre de concreto.

Fiz essa foto pelo contraste entre a torre de concreto com suas muitas parábolas e a solitária pipa vermelha (destacada pelo céu muito azul). Os contrastes que me vieram à mente enquanto fazia a foto foram: complexo x simples; sisudo x descontraído; adulto x criança; trabalho x lazer.
Não há nada de errado em termos momentos complexos, sisudos, adulto e de trabalho, mas a vida também precisa de momentos simples, descontraídos, infantis e de diversão!
Essa torre fica no bairro do Novo Mundo, na rua Pedro Gusso.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

As bruxas!


Essas duas bruxas eu encontrei na rua Cruz Machado no último domingo e imagino, estavam indo encontrar o bloco "Garibaldis e Sacis". Dirigi ao lado delas por uma quadra e quando perceberam a câmera, gentilmente pararam para uma foto.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Museu Egipcio da AMORC













Sei que o Museu Egipcio da Antiga e Mística Ordem da Rosa Cruz existe há muito tempo, mas somente nessa última semana entrei para conhecer. É interessante e há uma múmia de verdade no local (que não pode ser fotografada).

A Ordem Rosacruz, AMORC é uma Organização místico-filosófica mundial, não-religiosa, não-lucrativa, cultural, educacional e apolítica, destinada ao autoaperfeiçoamento do ser humano, visando o despertar de seus poderes interiores, para uma vida mais plena e integral. A Ordem conserva um conjunto de técnicas milenares, mas sempre atualizadas, comprovadas pelo tempo e capazes de promover este despertar. Esse parágrafo foi retirado do site da ordem.
A AMORC fica na rua Nicaragua, 2620 no Bacacheri.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Lá vem ela!






Ela quem? A sombrinha sendo utilizada em Curitiba do jeito que a maioria dos curitibanos a usam, para se proteger da chuva e não do sol! Seqüência feita na Av. João Gualberto, tendo ao fundo o Colégio Estadual do Paraná.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Um canteiro de Alfazemas


No Batel um restaurante tão bacana a ponto de ter um pequeno canteiro de Alfazemas (ou Lavanda) na calçada, só poderia ter uma porta como essa. O balão estava na mão de uma garotinha.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Acabou o horário de verão!












Curitiba é tão organizada (menos a obra na Arena) que quando disseram que o horário de verão iria acabar, o sol saiu de cena, uma frente fria chegou junto com uma chuva daquelas que não pára nunca e o inverno mandou um recado: "me espera que estou chegando!!".
Foi tanto calor que passamos nas últimas semanas, que acredito que ninguém achou ruim esse tempo tipicamente curitibano desses últimos dias.
Do Bacacheri ao centro, fui fotografando as cenas de hoje!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Os leões alados da Riachuelo

Na rua Riachuelo esquina com a Carlos Cavalcanti há um prédio com quatro estátuas no topo. A princípio pensava serem grifos, mas olhando melhor, tratam-se de leões alados. Os grifos eram criaturas lendárias que tinham cabeça de águia e corpo de leão.
Há um outro leão alado mais visível em Curitiba na Via Vêneto. O leão alado é o símbolo da região do Vêneto no norte da Itália, de onde vieram os imigrantes italianos que se estabeleceram em Santa Felicidade. Como não se pode evitar os tenebrosos cabos aéreos na região, tentei posicioná-los na foto da melhor maneira possível.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus


O Santuário de Santa Terezinha tem fama (ou tinha pelo menos), de ser a igreja favorita para os casamentos das pessoas mais ricas. Imagino que seja pela localização (Batel) e pelo seu porte imponente.
No alto da fachada, há uma placa que em latim diz: "Agora desfrutando da bem-aventurança do céu, a partir da cidadela das estrelas, lembre-se de regar as rosas generosamente prometidas. Ano 1940."

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A dona da casa do portal cor-de-rosa.


De repente, na rápida Portão - Centro, quase na Silva Jardim, o grupo de caminhantes aglomerou-se na frente da casa azul e cor-de-rosa com um pequeno jardim de rosas, e passou a animadamente comentar e fotografar a casa. Logo, a dona da casa muito desconfiada (com razão), abre a porta e pergunta o motivo daquela confusão. Apesar das explicações, não baixou a guarda, reclamou de alguma coisa, fechou a sua porta e o grupo seguiu o seu caminho.