Palácio dos Estudantes







O casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), na Rua Carlos Cavalcanti, no Alto São Francisco, em Curitiba é um imóvel em estilo neoclássico, construído em 1918.
Antiga residência da família do senhor Benjamin Lins de Albuquerque, o imóvel foi adquirido pelo governo estadual na década de 50 e chegou a ser utilizado por órgãos da administração estadual. Mas foi como sede da UPE, entre 1959 e 1968, que o prédio ganhou notoriedade. O local era, na época, um centro de animação cultural e política da cidade.
Com a ditadura, a sede foi tomada pelo governo, e só recuperada em 1983, no então governo José Richa, na forma de comodato.
Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba desde abril de 2013, o imóvel recebeu uma série de benfeitorias e passou a abrigar as atividades administrativas e culturais da UPE e a receber os encontros do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Juventude e do Conselho Municipal de Política Étnico Racial. 
Um decreto da prefeitura alterou a denominação do casarão histórico, que passa a ser chamado “Palácio dos Estudantes”.

Comentários

  1. Sempre que possivel visito sua página, gosto muito das fotos antigas e estou a procura de alguma foto de um evento que teve em Curitiba onde era um corpo humano e podiamos passear dentro dele, gostaria de rever foto se achar compartilhe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita! Volte sempre. Lembro dessa exposição que comentou, mas não me recordo onde aconteceu e se eu a visitei.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas