O Edifício Alvorada de perto e de longe

 





Quem olha o Edifício Alvorada de perto (como nas duas primeiras imagens), não consegue perceber muito bem uma característica interessante dele. Olhando o prédio a partir da Marechal Deodoro lá pros lados da Zacarias, perceberá que o prédio parece estar no meio da rua.

O anúncio que volto a publicar referente à venda do edifício, projeto do grande Elgson Ribeiro Gomes, lançado em 1961 descreve as suas vantagens, como a proximidade com a UFPR, a Universidade Católica do Paraná (hoje no Prado Velho), o Colégio Santa Maria (hoje no São Lourenço) e outros marcos importantes de Curitiba que ainda estão por ali.

No site de outro grande arquiteto, Lolo Cornelsen, há muitas informações sobre o Plano Agache e também sobre o desvirtuamento na implantação desse no centro de Curitiba, como segue:

"O prefeito Gal. Iberê de Mattos (1958-1961) bloqueou a avenida Mal. Deodoro junto à esquina da rua Mariano Torres quando permitiu a construção de um edifício de 22 andares (o edifício Alvorada). O prédio inviabilizou o alargamento da avenida, impedindo de se concretizar uma grande conectora leste-oeste. "

Já ouvi um relato de que esse prédio na verdade são dois e que isso foi feito pensando na remota possibilidade da necessidade de demolir o bloco que impede o alargamento da Marechal. Ele tem duas portarias e haveria uma pequena fresta que separa os dois blocos. Curiosamente observando as edificações que seguem em direção à Ubaldino do Amaral, muitas respeitam o recuo do alargamento ou estão desocupadas.

Comentários

Postagens mais visitadas