Quem foi Raul Messing?


Não ando circulando por Curitiba tanto quanto gostaria, especialmente à pé. Nesse dia enquanto aguardava uma consulta da minha sogrinha, fui caminhar um pouco pelo Centro e passei pela Osório, a minha praça favorita. 

Percebi que os bustos que haviam sido retirados por proteção contra vandalismos felizmente voltaram na forma de réplicas sem valor comercial. Esse que fica olhando para a Rua Senador Alencar Guimarães é do professor Raul Menssing (1883 - 1954). 

No pedestal onde repousa o busto do professor há uma placa na qual se lê: "Ao grande professor, homenagem dos seus alunos". Tendo um busto numa praça importante como a Osório, acreditava que seria fácil achar informações sobre o professor Raul Messing, mas infelizmente não foi o que percebi. Nada achei em sites oficiais. Achei pequenas citações em trabalhos de faculdade e notícias de jornal. 

O professor Raul Messing era pianista e professor desse instrumento no Instituto de Música do Paraná, que acredito, tornou-se depois a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Encontrei também referências à um certo Instituto de Música Raul Messing, mas sem informações sobre esse especificamente.

Mais um detalhe curioso. Há em Curitiba no Bairro Uberaba uma rua chamada "Raul Menssig". Será outro Raul ou houve ali uma inversão de letras?

E aqui uma opinião pessoal. Se uma pessoa teve relevância a ponto de tornar-se nome de rua ou de ter a honraria de ter seu busto em logradouro público, a prefeitura não deveria ter um banco de dados no mínimo dizendo quem foi essa pessoa e o porque de tão alta honraria?

Hoje (29/12/2022) recebi um gentil email de uma pessoa (Robson) cuja mãe foi estudante do Instituto Raul Messing na década de 1970 e 80. O Robson me informou que o instituto localizava-se na rua 13 de Maio e mais tarde na Mateus Leme quase esquina com a Lysimaco Ferreira da Costa, onde funcionou até a década de 90. 

Uma das professoras do instituto foi Vivian Marçal, fundadora de uma das primeiras escolas de educação especial do Brasil que leva seu nome. 

Agradeço muito ao Robson pelas informações que tenho o prazer de atualizar aqui.

Comentários

  1. Encontrei essa publicação sobre Raul Menssing. E mais outras. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=095346&pesq=MENSSING&hf=memoria.bn.br&pagfis=1781

    ResponderExcluir
  2. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=095346&pesq=MENSSING&hf=memoria.bn.br&pagfis=2249

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas