Quem foi Raul Messing?


Não ando circulando por Curitiba tanto quanto gostaria, especialmente à pé. Nesse dia enquanto aguardava uma consulta da minha sogrinha, fui caminhar um pouco pelo Centro e passei pela Osório, a minha praça favorita. 

Percebi que os bustos que haviam sido retirados por proteção contra vandalismos felizmente voltaram na forma de réplicas sem valor comercial. Esse que fica olhando para a Rua Senador Alencar Guimarães é do professor Raul Messing (1833 - 1954). 

No pedestal onde repousa o busto do professor há uma placa na qual se lê: "Ao grande professor, homenagem dos seus alunos". Tendo um busto numa praça importante como a Osório, acreditava que seria fácil achar informações sobre o professor Raul Messing, mas infelizmente não foi o que percebi. Nada achei em sites oficiais. Achei pequenas citações em trabalhos de faculdade e notícias de jornal. 

O professor Raul Messing era pianista e professor desse instrumento no Instituto de Música do Paraná, que acredito, tornou-se depois a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Encontrei também referências à um certo Instituto de Música Raul Messing, mas sem informações sobre esse especificamente.

Mais um detalhe curioso. Há em Curitiba no Bairro Uberaba uma rua chamada "Raul Menssig". Será outro Raul ou houve ali uma inversão de letras?

E aqui uma opinião pessoal. Se uma pessoa teve relevância a ponto de tornar-se nome de rua ou de ter a honraria de ter seu busto em logradouro público, a prefeitura não deveria ter um banco de dados no mínimo dizendo quem foi essa pessoa e o porque de tão alta honraria?

Comentários

Postagens mais visitadas