Estofaria Surek

 






R. Des. Hugo Simas. A casa segundo relato, pertenceria à familia Schaffer

O último encontro do USK Curitiba aconteceu nessa estofaria na rua Des. Hugo Simas no Bom Retiro. Procurei na internet alguma informação sobre a Estofaria Surek mas não encontrei, percebi apenas que parece ser uma especialidade de família, com outras comércios espalhados por Curitiba ligados ao mesmo sobrenome.

O prédio parece ser bem antigo e olhando pela lateral, percebe-se que era uma casa de madeira cuja metade foi refeita em alvenaria ou recoberta com aquele material (Erkulit) que recobria madeira dando o aspecto de "casa de material". A fachada frontal em alvenaria dá acesso à estofaria. 

Como passamos pouco mais de duas horas na frente do estabelecimento, pudemos acompanhar no final do dia os proprietários num momento de descontração, quando colocaram almofadas na entrada da estofaria e abriram uma cervejinha para celebrar o final de mais um dia.

Atualização em 20/11/2020

Consegui através de um amigo o contato com uma pessoa da família dessa casa, que me passou o seguinte relato e a foto fantástica de como era a Rua Des. Hugo Simas ma década de 50. A casa da foto seria da família Schaffer.

Segundo relato que recebi, a casa foi construída entre 1956/57. Nessa época havia poucas casas na região, não havia transporte público ou asfalto. O local era feito de campo e mata, com algumas chácaras.

Logo que a família ocupou a casa, abriram um armazém de secos e molhados onde vendiam de tudo, mas principalmente produtos alimentícios à granel. A vizinhança conhecia o comércio como “Armazém do Bernardo”. O patriarca atendeu nesse armazém de 1957 até 1993, quando se aposentou. 

Depois na casa funcionou uma floricultura, um restaurante, uma lanchonete e agora uma estofaria.


Comentários

Postagens mais visitadas