Traços de Curitiba


 

“Este não é apenas mais um livro sobre a cidade de Curitiba. É antes de tudo um olhar profundo que busca resgatar a história do planejamento urbano visto por sonhadores que encontraram através de seus traços os desenhos escondidos da cidade – descobertas para o usufruto e bem-estar à vida de seus moradores”. (Jaime Lerner – para o prefácio do livro “Traços de Curitiba – 50 anos de planejamento urbano”). 

Tive o grande prazer de conhecer e comprar o livro Traços de Curitiba das arquitetas Iuri Fukuda Hayakawa e Daniela Tahira Munhoz da Rocha. Recebi meu exemplar das mãos da Daniela no Mercado Municipal, um dos lugares onde os livros podem ser comprados na Mercearia Darumaya, da família dela.

O livro traça a história do planejamento de Curitiba desde o Plano Agache em 1943, passando pelas ondas migratórias, mas principalmente a partir da criação do IPPUC em 1965, onde pessoas notáveis uniram seu conhecimento, capacidade de trabalho em equipe e amor pela cidade e principalmente pelas pessoas, para ao longo das décadas seguintes, planejar/desenhar/executar a Curitiba que conhecemos, que amamos e que é reconhecida mundialmente pela sua qualidade de vida.

No livro, o leitor tem o privilégio de ser conduzido cronologicamente pelos relatos das pessoas que desde a primeira gestão de Jaime Lerner e gestões seguintes, mudaram a cidade, criaram soluções inéditas (mundialmente inclusive) em termos de urbanismo, tendo sempre as pessoas e suas relações com a cidade como o fio condutor desse trabalho.

Jaime Lerner foi a mola propulsora dessa mudança e com tanta força, que essa energia reverberou pelas gestões seguintes, tendo sempre o IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba como o olho do furacão. 

Iara e Daniela (ambas com raízes no IPPUC), apesar das dificuldades para fazer esse livro acontecer, tendo até que ouvir que o mesmo não era viável comercialmente, foram resilientes e principalmente, independentes. Sem verbas e influências políticas, o livro é despido de viés ideológico de qualquer natureza, contanto a história do planejamento de Curitiba que todos admiram através das palavras dos que fizeram essa cidade ser o que é. 

Seria muito bom que aquele tsunami de criatividade e vontade fosse uma constante nas mentes e mãos dos que hoje estão nas cadeiras daqueles notáveis que desfilam por esse livro. Que esse belo livro sirva não apenas como um documento, mas como uma eterna fonte de inspiração.

Comentários

Postagens mais visitadas