Uma casa incrível no Marmeleiro

 


Ontem no programa Plug da RPC mostraram um casa magnífica em Almirante Tamandaré na Colônia Marmeleiro e uma matéria que foi gravada em 2015 com a dona da casa, uma senhora muito simpática chamada Isomira.

Resolvi publicar novamente as fotos que fiz da casa em 2013 e um pouco do que ouvimos diretamente dessa senhora muito querida que infelizmente já faleceu.

Em 2013 um amigo que costumava pedalar muito por Curitiba e região, esteve na Estrada do Marmeleiro em Almirante Tamandaré e nela fotografou uma casa absolutamente incrível. Peguei as dicas de como chegar lá e fomos conferir de perto. 

Assim que chegamos, avistamos na janela duas senhoras. Do portão perguntei se poderia fotografar a casa e a senhora pediu que aguardasse um pouco, pois ela gostaria de conversar. 

Seu nome era Isomira Dalprá Trevisan (in memorian), uma senhora muito simpática que nos contou um pouquinho da sua história. 

Disse ela que morava na casa há 68 anos, que seu sogro, Antonio Eduardo Trevisan, comprou de João da Costa Cabral, que a teria construído na época, há mais de 110 anos. 

A parte de baixo da casa é construída em estuque e as duas estruturas idênticas da parte superior são feitas em madeira. 

No andar de baixo funcionava uma loja de secos e molhados desde o tempo da construção, passando para a família da dona Isomira. 

Disse ela  que as mercadorias chegavam à eles no lombo de burros e ali eram revendidas para toda vizinhança. Dona Isomira tocou o negócio depois do seu pai por mais 16 anos, quando conseguiu um emprego no estado e fechou a loja. 

Na época (em 2013) dedicava-se a cuidar da casa (que é protegida pelo município) e aos eventos da igreja, onde ela era conhecida por ser muito falante e por tornar tudo mais alegre. 

Comentários

Postagens mais visitadas