Sujeira não é pátina, mas pátina não é sujeira...









Pátina é um composto químico que se forma na superfície de um metal. Ela se forma naturalmente pela exposição aos elementos e ao clima. Um dos motivos do alto apreço ao bronze, na confecção de esculturas, é que sua pátina não se solta, servindo como camada protetora. A pátina no bronze é algo esperado e mais do que isso, desejado. (Fonte: Wikipedia).

Para comemorar a conclusão (quase) da trincheira da Mário Tourinho, o prefeito disse que para “ornar” com a obra, seria bacana limpar e polir os anjos de autoria da artista Lys Aurea Buzzi, que se encontram instaladas na “Fonte de Jerusalém” sem qualquer manutenção há 25 anos. O trabalho foi feito por uma empresa sem qualquer consulta à autora quanto à técnica, quanto ao que seria ou não recomendável ser feito. 

Segundo a autora, um ataque ácido seguido de uma esmerilhada retirou grande parte da pátina que protegia as esculturas e mantinha os traços das anjas bastante delicados. Depois do “serviço” as esculturas ficaram completamente cobertas de manchas, cores variadas, possível desgaste do material original e os belos rostos ganharam olheiras. 

Além disso, as esculturas que foram concebidas e executadas como figuras femininas, são agora referias pelo prefeito como os anjos Rafael, Gabriel e Miguel, no que parece ser uma referência às suas iniciais. 

Ah! O salmo grafado em azulejos continua ERRADO. Ou muda o número (de 137 para 127) ou muda o texto (para 1 Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião). 

Comentários

  1. Com pesar na alma manifesto aqui meu total repudio a ação realizada nas esculturas de minha autoria , na cidade de Curitiba ,ação esta feita a revelia , sem o mínimo critério das lei que regem a preservação e restauros de obras artísticas.
    Inaceitável , e deplorável a ação vândala feita pela empresa SOL`S , cujo proprietário, Ricardo, responsável pelo feito , não só nesta obra, mas em outras sem qualquer autorização minha, ou demais artistas, usa produtos que interferem visivelmente nas obras, aniquilando a "pele" da obra que é a pátina, e que carrega em si o valor histórico da obra. Indigesto saber que a (A)Fundação "Cultural" de Curitiba, cujo depto de Patrimônimo Histórico, Artísitico e Cultural e diretor Marcelo Sutil, que deveria preservar , zelar pelo patrimônio da cidade, sequer ANTES da ação invasiva, abusiva, fez qualquer verificação na obra, que está ha mais de 25 anos sem a mínima manutenção, e omisso a tudo, mantem-se oculto sem qualquer retorno as ligações efetuadas.Repugnante constatar que essa empresa vem atuando dessa forma sem que interfiram nessa pecaminosa e criminosa ação.Observando essas ações,documentei uma proposta com a necessidade de verificar questões estruturais e uma limpeza criteriosa e cuidadosa e outras demandas esquecidas ha mais de 25 anos, e em fevereiro de 2018 levei ao vice- prefeito Eduardo Pimentel, a qual tenho vistas, onde ja afirmava a necessidade de retirada das esculturas para essa revitalização que, por ocasião da construção da trincheira, sofreriam ainda mais pelo impacto no solo.Sem qualquer resposta, justamente agora, em época de pandemia, onde ações pró vida são de primeira importância, o sr. Giovando Romanine, diretor do depto de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, autoriza a empresa SOL´S, para a empreitada, sem verificar os produtos utilizados, e tampouco quaisquer movimentos para impedir o feito que sinalizei ja estar interferindo na degradação da pátina,omitindo na reunião, cavada as pressas por mim, onde esteve também presente o Sr. Jean Brasil , da Superintendência de Obras, e o arq. Fernando Canalli, que observaram todas as minhas pontuações que, as esculturas ainda sofreriam ação mecânica abrasiva. É desrespeitoso como tratam as mulheres artistas nessa cidade, se apropriam das obras, sem qq ética e respeito às leis de direitos autorais e ferindo todas as leis do restauro, preservação e manutenção de obras de arte. Seguem o exemplo do sr Prefeito Rafael Greca,o imperador, que por ocasião da inauguração das mesmas, alterou a essência das esculturas, modificando, à revelia,a encomenda do Memorial as Américas, para Fonte de Jerusalém, por puro oportunismo político, nominando-as de representantes das religiões monoteístas, agora, posta em sua rede social, que MANDOU POLIR as esculturas para ORNAR com a trincheira,e as nomina arcanjos com suas iniciais.Sua visão deturpada sobre arte, mostra sua maquiagem ( tosca) e contem a sujidade ainda aparente, os resíduos do produto ácido , e a ação abrasiva, selada por um "veriz" que brilha para a GLORIA DE GRECA e seus súditos.
    As esculturas estão estéticamente deformadas,e quiçá, também estruturalmente, com a ação acida selada sobre as diferentes ligas com "brilho" mortal.Esse é o prefeito "culto" amante das artes, que diz amar Curitiba ,para ele só vale o gasto exacerbado ,e o seu poder de alterar a obra de artistas, seja em tamanho heroico, ou minimizando as criações únicas, realizadas por um valor mínimo aos cofres da cidade, realizadas sobretudo com muito amor e responsabilidade .Fica aqui meu eterno registro sobre o crime cometido , a arte é mais que um poste de ferro, nele sim pode se passar ácido, escalpelar, esmerilhar e repintar sem dano algum.
    Lys Aurea Buzzi- arquiteta urbanismo PUC /83- Superior de pintura EMBAP /88,Superior de Escultura EMBAP/ 94, Especialização em Restauro Arquitetonico pelo CCI e UFPR , com procedimentos da Fondazione Kepha -Roma Italia- 2003.

    ResponderExcluir
  2. Grata Washington por documentar esse vandalismo, um crime autorizado ao nosso patrimônio, que mostra bem como realmente o discurso é contrario as ações. que tristeza! Lamentável feito que fica pra história da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas