Dois prédios marcantes

 

A rua das Flores é um dos meus lugares favoritos em Curitiba e essa é uma esquina acho bastante especial. Na foto vemos dois prédios marcantes na paisagem. 

Um deles é a antiga sede do Banestado, uma construção de 1883, do imigrante português Manoel da Costa Cunha, com projeto do italiano Ernesto Guaita e obras do mestre alemão Henrique Henning. O primeiro proprietário, prejudicado pela Revolução Federalista, foi obrigado a vender o prédio ao ervateiro Manoel de Macedo. Anos depois, seus herdeiros o venderam ao governo do Estado. Foi banco, agência de rendas, agência do Banco do Estado do Paraná e hoje, agência do Banco Itaú.

Do outro lado da rua, a antiga sede do Banco Mercantil é projeto de 1953 de Romeu Paulo da Costa (que também projetou a Biblioteca Pública do Paraná).  No livro "Arquitetura Modernista de Curitiba", o professor Salvador Gnoato comenta que "a geometria reta do edifício não acompanha a esquina. A obrigatoriedade de execução de galerias cobertas na Rua XV com a intenção de aumentar o espaço da calçada, sugeriu a proposta de solução de pilotis desse edifício de pilares aparentes e esquadrias moduladas executadas em metal. O uso de brises complementa a absorção dos princípios corbusianos".

Quando caminhar pela XV, se tiver oportunidade, repare nos detalhes desses e de muitos outros prédios.

Comentários

Postagens mais visitadas