Patrimônio, arquitetura, cultura

 


Encontrei uma frase num site Marista na qual se lê que devemos “olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”.

Acredito que uma cidade somente tem condições de viver um grande futuro, na medida em que entende e honra o seu passado e preserva seu patrimônio material e imaterial, que camada após camada construiu sua história.

Fiquei bastante feliz ao saber hoje que a amiga Giceli Portela, arquiteta, professora e moradora de uma das mais incríveis casas de Curitiba, apresentou e é coordenadora do curso de Pós Graduação em Patrimônio Histórico e Restauro pela UTFPR, num convênio tripartite entre a UTFPR, a Prefeitura de Curitiba e École de Chaillot de Paris, referência mundial no ensino do patrimônio e da qual o curso segue os moldes e contará com diversas disciplinas ministrada pela instituição. 

O nome do curso não poderia ser melhor: PARC - Patrimônio, arquitetura, cultura.

Previsto para durar 18 meses, com 500 horas de conteúdo, o aprendizado será aprofundado e também muito prazeroso, através de atividades práticas, teóricas, contando também outras diversificadas, como viagens culturais, entrelaçando técnica, arte e muita cultura.

Os professores convidados para conduzir este projeto serão nomes importantes no território brasileiro e em instituições europeias conveniadas com a UTFPR, tais como: Escola de Chaillot, a Universidade do Porto e a Universidade de La Sapienza em Roma.

Serão abordados temas como política do patrimônio, critérios de intervenção, metodologias de projeto, cidade e patrimônio, arquitetura moderna, história da arquitetura, patologias das construções, legislação, maquetaria e muito mais, além de seminários, exposições, conferências. 

Para mais detalhes, relação dos professores convidados, acesso ao edital e inscrições (são pouquíssimas vagas), clique aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas