Arquitetura Residencial Curitibana

 

Recebi nessa semana o mais novo livro do amigo, arquiteto e lançador serial de excelentes livros, Fábio Domingos Batista e da também arquiteta Paula Domingos Fraiz Morais. 

Com lindas capas com ilustrações de Rômulo Lass, os dois livros debruçam-se, com muitas informações e lindas fotos, sobre um tema pouco explorado, que é a arquitetura residencial curitibana entre as décadas de 1920 e 1960. 

O tema é pouco explorado, mas faz parte do cotidiano de todos que moram em Curitiba e que em todos os bairros esbarram e encantam-se com essas casas, como essa de inspiração eclética que fotografei na Marechal Deodoro, hoje um restaurante e mais recentemente, com um café que atende diretamente para a calçada.

São casas que contam a história de Curitiba, acompanhando o desenvolvimento do conhecimento e dos materiais usados na construção civil, com detalhes lindos das mais diversas influências: eclética, art deco, modernismo, neo colonial.

Num trecho da conclusão do livro "Elementos" extraio o que segue:

"A partir desses fragmentos, a cidade vai contando o seu passado arquitetônico, revelando o grande patrimônio cultural materializado nas ruas de diversos bairros. A riqueza imaterial também não pode ser ignorada, pois as paredes, portas e janelas estão impregnadas de saberes vida e histórias de uma cidade que tende a desaparecer, mas que sobrevive por meio de velhas residências, que aos poucos vão sendo demolidas para ceder lugar a construções, muitas vezes, inexpressivas e sem qualquer refinamento arquitetônico". Fonte: Elementos - Arquitetura Residencial - pg. 91 - Curitiba, PR - Grifo 2021).

O estojo com os dois livros podem ser adquiridos no site da fotógrafa e arquiteta Paula Morais.

Comentários

Postagens mais visitadas