Santa Júlia

 

Há muitos prédios que circundam a Praça Osório dos quais gosto muito e um desses é o Edifício Santa Júlia que no dia dessa foto, estava super bem iluminado.

O Santa Júlia foi construído em 1950, com incorporação, projeto e construção de Gutierrez, Paula & Munhoz, Engenheiros Civis. Foi inaugurado em 1954 e teria sido o segundo prédio residencial desse porte em Curitiba, depois do Edifício Marumby na Praça Santos Andrade, um quase sósia do Santa Júlia (tentei descobrir se Romeu Paulo da Costa teria alguma relação com o Santa Júlia, mas nada encontrei).

Com 16 andares, o Edifício Santa Júlia, segundo Irã Taborda Dudeque na página 123 do seu livro Espirais de Madeira, "foi o edifício de apartamentos mais comentado na imprensa curitibana em todo século XX. Segundo as bulas dos articulistas, Curitiba estava sediando uma nova arquitetura e pode-se concordar que, em termos técnicos, a arquitetura do Edifício Santa Júlia era, de fato, nova. Mostrava que a cidade já dispunha dos conhecimentos e meios necessários para amontoar dezesseis andares."


Comentários

Postagens mais visitadas