Por toda Riachuelo - parte 1

 











Na semana passada resolvi fotografar a maioria dos prédios da Rua Riachuelo, uma rua estreita, predominantemente comercial, no coração de Curitiba, com muita história e com um jeitão que resiste às mudanças da cidade e à vontade dos prefeitos que se sucederam ao longo do tempo.

Considerada a primeira rua de Curitiba, a atual Rua Riachuelo era um dos caminhos que ligava a pequena e isolada vila de Curitiba do século XIX ao litoral. Junto com a rua Barão do Cerro Azul, levava ao Caminho da Marina ou do Oceano Atlântico, como era conhecida na época a atual rua João Gualberto.

Desde que foi aberta, no início do século XIX até 1871, a Rua Riachuelo recebeu diversas denominações: Rua dos Veados (segundo o site Turistólia) em alusão aos animais que um dia circularam por ali. No final da década de 1830 e início de 1840, era chamada de Rua Lisboa ou Rua dos Lisboa (provavelmente em alusão à família de ervateiros com esse sobrenome que ali residiam). Com a construção de uma fonte (Carioca) também foi conhecida como Rua da Carioca do Campo ou Rua da Carioca de Cima (a Carioca de Baixo ficava em outro lugar).

Nessa primeira parte, fotos dos prédios entre a Praça Generoso Marques e a Travessa Tobias de Macedo.

Comentários

Postagens mais visitadas