Um encontro surpreendente

 


O Centro é um palco aberto onde tudo pode acontecer, inclusive nada. A minha última passagem por lá foi pra lá de surpreendente. 

Nesse dia cheguei de propósito um pouco mais cedo para o encontro com o USK Curitiba e assim, pude tomar um café e circular pela Boca Maldita e arredores. Depois de caminhar e fotografar algumas coisas e situações, sentei-me num banco na área do parquinho da Praça Osório, matando a saudade de quando morava no Asa com meus pais. 

Depois de um tempinho, uma pessoa com um chapéu engraçado se aproxima e me entrega um panfleto de um alfaiate muito bom, segundo ele. Me disse o quanto um bom alfaiate ou costureira são importantes e me contou como teve que gastar mais do que desejava em função de um reparo mal feito numa calça. 

Na verdade, o que mais me chamou a atenção foi a sua incrível voz, muito bonita, grave, bem impostada e a forma como ele falava com clareza. Como prestei muita atenção no que me dizia, a conversa foi se prolongando e logo descobri que seu nome é Wilson Pedroso, natural de Telêmaco Borba (PR). 

O Wilson me contou que fez carreira como repórter e radialista em Rondônia, que se considera o primeiro repórter com foco no ambientalismo do Brasil, muito antes desse tema ter a relevância de hoje. Disse também que a política fez parte da sua vida como repórter, tendo a oportunidade de conhecer políticos importantes como Leonel Brizola e Ulisses Guimarães. Teceu comentários de como, de modo geral, a imprensa mais articulada e corajosa foi desmantelada na grande maioria dos veículos de imprensa. E disse muitas outras coisas. Para mim, ficou evidente que é uma pessoa bastante culta, com domínio da palavra e que articula suas ideias muito bem. 

Não encontrei referências ao Wilson na internet e não sei dizer o que aconteceu na sua vida que o fez estar nesse momento em Curitiba, trabalhando com entrega de panfletos e outros pequenos serviços para comércios do Centro da cidade, mas garanto que com cortesia e respeito, você pode ser surpreendido pelas pessoas e suas histórias.

Ah! E se você ficou curioso sobre o que está escrito no pequeno papel fixado no colorido chapéu, lá lê-se o seguinte: "Quer ver Jesus em alguém? Seja justo e sincero em suas decisões e ilumine os que estão próximos de você". 


Comentários

Postagens mais visitadas