Uma jóia art deco e um novo inquilino
Estive em 2015 nesse prédio (primeiras 5 fotos de hoje), que considero uma joia da arquitetura art deco de Curitiba, inclusive em seu interior, fazendo uma postagem que podem encontrar aqui.
Não tenho até hoje informações sobre a história desse prédio, que fica no cruzamento da Saldanha Marinho com a Brigadeiro Franco. Quando o visitei, me pareceu que a palavra “cortiço” o definiria muito bem. Cortiço, segundo a Wikipedia, seria uma edificação cujos cômodos são alugados, servindo cada um deles como habitação para uma família e com instalações sanitárias de uso comum.
Numa história bem mais recente, o restaurante de esquina que existia em 2015 foi substituído em 2022 por um outro chamado “Chinchu”, que revitalizou o prédio e seu entorno, atraindo muita gente interessada em seu cardápio (baseado em carnes).
Não sei como está o restante do prédio, mas penso que esse restaurante e todas as pessoas que foram atraídas por ele, prova que o melhor que pode acontecer para a preservação de uma edificação é a sua ocupação.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.