Curitiba - 1992


Já disse à várias pessoas que uma das motivações para a criação desse blog foi a união da minha paixão por Curitiba, com a minha paixão por fotografia. Há muito tempo fotografo Curitiba simplesmente pelo prazer de registrar a cidade que me acolheu e também com o tempo, poder observar as mudanças que ocorreram.
Explorando alguns álbuns antigos, encontrei entre fotos de família, essas duas fotos feitas por mim em 1992 na rua XV logo depois de ter voltado de uma estada de quase dois anos no Japão e por isso, com muitas saudades de Curitiba. Peço desculpas por todos os erros possíveis de se cometer numa foto, mas achei irresistível postar essas fotos pelas mudanças sutis ocorridas em Curitiba passados 23 anos, que podemos observar nas duas imagens (divirtam-se procurando as que eu não mencionar).
Primeiramente, as luminárias. Nessa época ainda dominavam a paisagem as que imitavam araucárias e que foram depois substituídas por novas com jeitão de velhas. Com atenção podemos perceber alguns estabelecimentos que não estão mais na XV ou que simplesmente não existem mais, tais  como o Foto Brasil, a Iris Color Foto (talvez tenha revelado esse filme lá), o Colégio Palotti e a Casa do Ingresso. Outra curiosidade das fotos são os cartazes das eleições daquele ano, quando um dos candidatos à prefeitura era Maurício Fruet, pai do atual prefeito.
Imagino que daqui muitos anos, talvez as fotos que faço hoje despertem o mesmo tipo de curiosidade e isso me motiva a continuar a registrar a nossa cidade!

Comentários

  1. A fotografia é um item documental; a comparação inevitável entre a Curitiba de 1992 (ano da minha chegada, também!) e a de hoje é um presente aos olhos dos que não estavam na cidade quando você fez a foto. Sugiro que sempre faça os contrastes, assim será possível observar a manutenção dos aspectos gerais do contexto ou o novo desenho arquitetônico que a cidade vai obtendo, Takeuchi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas