domingo, 10 de janeiro de 2016

Sociedade Thalia

A Sociedade Thalia (nome que vem da mitologia grega, sendo uma das 9 musas) foi fundada em 04 Abril de 1882 por dezoito imigrantes alemães com o objetivo de abrigar as suas reuniões, com destaque ao teatro, as artes e a música. No primeiro ano, havia 126 sócios e a primeira sede funcionava na Rua Mateus Leme, anos depois na Praça Tiradentes e no final do século, na Rua XV de Novembro.

Com a tensão gerada na Primeira Grande Guerra, o clube passou a ser observado pela policia e o governo obrigou a sociedade a mudar seu nome, sua diretoria, que tivesse características brasileiras e que nenhum documento fosse redigido na língua alemã. O Verein Thalia passou então a chamar-se Sociedade Thalia em 26 de janeiro de 1918, época que contava com 340 sócios. Nessa época documentos e livros escritos em alemão foram destruídos.

Em dezembro de 1942 a Sociedade Thalia passa a ter sede própria na Rua Comendador Araújo e em 1954 já contava com mais de 3000 associados, numa época em que Curitiba tinha 150 mil habitantes, tendo portanto, uma ativa participação na vida social de Curitiba.

Sua estrutura foi ampliada em 1967 com a inauguração da Fazenda Thalia; novamente em 1974 com o Thalia Guaratuba e pela última vez em 1984 com a inauguração da Sede Olímpica do Tarumã (próximo ao Jockey Club). Todas essas sedes oferecem aos associados diversas opções de lazer, áreas verdes e infra-estrutura.

O clube desenvolve diversas atividades culturais (como o grupo folclórico Original Einigkeir Tanzgruppe), tem intensa participação nos eventos esportivos da cidade e é também muito conhecido por suas festas e seus bailes.

Meus filhos quando pequenos frequentaram várias colônias de férias do Thalia e ali por muito tempo, foi o local onde votava quando morei no centro.

Um detalhe importante da rua Comendador Araújo (onde fica o Thalia) é que essa está livre de cabos de energia aéreos, o que facilita muito a visualização dos prédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.