Simon Taylor e A Caricatura da Arquitetura

 




O desenhista curitibano Simon Taylor iniciou sua carreira como caricaturista/chargista político em 1996, mas quando começou a desenhar in loco há quatro anos, empolgado pelo movimento mundial Urban Sketchers, não percebeu que estava trazendo seu traço naturalmente caricatural para um mundo habitado, em sua grande maioria, pelo traço preciso e realista de arquitetos.

Após ouvir comentários de outros desenhistas que fazia “caricatura de árvores, de casas, de carros, etc”, entendeu que tinha se tornado um “caricaturista urbano”. Não só entendeu como gostou e formatou o conceito que está por trás do seu segundo livro solo: “A Caricatura da Arquitetura”, que será lançado no dia nove de novembro, às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba.

Com prefácio do escritor Marcio Renato dos Santos, o livro apresenta 137 desenhos de Curitiba, Brasil e outros países por onde passou, divididos nos capítulos “Aqui”, “Ali”, e “Em Todo Lugar”, numa referência a “Here, There and Everywhere”, clássico dos Beatles de 1966. Segundo o artista, a música é uma influência tão grande quanto o desenho ou a pintura em sua obra.

Os desenhos de Simon fazem um passeio pela Curitiba do Museu Oscar Niemeyer, Rua das Flores, Jardim Botânico e grandes ícones da arquitetura paranaense, mas também contemplam ruas discretas, tímidas casinhas de lambrequins e cenários menos óbvios, mostrando um pouco do dia a dia do cidadão comum que vive a cidade em sua plenitude.

São Paulo, Rio, Florianópolis e as regiões históricas de Minas e Paraty são outros alvos do traço caricatural do artista, que aproveita o último capítulo do livro para distorcer divertidamente a Torre Eiffel de Paris e a Casa Rosada de Buenos Aires, entre outros pontos turísticos do mundo. Segundo Simon, cerca de 90 por cento dos desenhos da publicação foram feitos in loco e sofreram o menor tratamento possível no computador.

Como acompanho o Urban Sketchers Curitiba desde o seu primeiro encontro no MON, tive o privilégio de registrar vários dos incríveis desenhos do Simon, a quem considero um caro amigo pessoal. Num desses encontros que acompanhei, no Largo da Ordem, Simon produziu um desenho emblemático que é o Largo da Ordem em 360 graus a partir do bebedouro. As fotos desse dia publico hoje aqui.

No livro que será lançado nessa próxima quinta-feira, 09/11 na Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba, as 19h30, você encontrará esse e muitos outros desenhos absolutamente fantásticos.

Convido todos a conhecer esse livro e principalmente, a conhecer um cara sensacional que é o grande Simon Taylor.

Comentários

  1. Estive no evento. Público numeroso, tomando todo espaço disponível. Grande fila para autógrafos. Excelente e instigante bate-papo, conduzido por uma fotógrafa. Peguei dedicatória ao meu sobrinho Victor, de 13 anos, integrante do 'Croquis Urbanos de Ponta Grossa'. Pensei até na aquisição de mais de um exemplar. O 2º certamente destinar-se-ia ao meu amigo Estéban Louzan, argentino de Buenos Aires, fissurado em Curitiba, a quem já presenteei com obra similar, o livro 'Curitiba', de Cesar Lobo, da série 'Cidades Ilustradas'. Ficou para outra oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wposnik. Pena não termos conversado um pouco. Deve ter me visto circulando pelo local fazendo fotos. Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas